ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, TERÇA  25    CAMPO GRANDE 22º

Política

Acordo para promover professores sela 5º compromisso com categoria, diz prefeita

Outros quatro são sobre piso salarial, revitalização de escolas, eleições para diretor e concurso público

Por Cassia Modena e Caroline Maldonado | 13/05/2024 12:04
Seguram o acordo de promoções já assinado (da esq. para a dir.) o secretário municipal de Educação, a prefeita e o presidente da ACP (Foto: Caroline Maldonado)
Seguram o acordo de promoções já assinado (da esq. para a dir.) o secretário municipal de Educação, a prefeita e o presidente da ACP (Foto: Caroline Maldonado)

Durante reunião com professores na sede da ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública), nesta manhã, a prefeitura Adriane Lopes (PP) formalizou o último de cinco acordos feitos em sua gestão com a categoria por melhorias salariais e de trabalho.

Esse quinto compromisso prevê que a prefeitura retome, a partir de setembro deste ano, as promoções entre educadores da rede municipal de ensino. Elas parte de plano de carreiras que já existe, mas desde 2019 está paralisado na Capital.

Adriane destacou que a medida sinaliza "valorização e cuidado" com a categoria. "Foi uma construção da gestão com a ACP. É um pedido que nós vamos aprovar agora, assinar [...]. Na nossa gestão, educação é prioridade. Nesses dois últimos anos, nós avançamos mais que em 10 anos e vamos continuar dando a nossa intervenção até o último dia de gestão para a educação de Campo Grande", acrescentou a prefeita.

O presidente da ACP, Gilvano Kunzler Bronzoni (Foto: Caroline Maldonado)
O presidente da ACP, Gilvano Kunzler Bronzoni (Foto: Caroline Maldonado)

O presidente da ACP, Gilvano Kunzler Bronzoni afirmou que as promoções são uma conquista histórica para os professores.

"É simbólica essa questão. Não sei se todos têm a dimensão do momento histórico e o que que isso importa, diferencia e nos dá ânimo. Não é só o cumprimento do acordo, mas a volta da esperança de que o Executivo de Campo Grande pode prometer, fazer o compromisso e cumprir", falou.

Valor - Ainda segundo Gilvano, o investimento nas promoções será de R$ 7 milhões mensais vindos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), conforme o que foi dito à ACP.

Os recursos vão dar tranquilidade ao servidor da educação, comentou o secretário municipal de Educação, Lucas Bitencourt. "É um grande orgulho, porque nós vemos que há movimento na carreira, a valorização do servidor. A educação é a base de qualquer sociedade. Quando a gente consegue deixar esse servidor mais tranquilo, consegue ter mais avanços pensando no aluno como ser crítico-pensante", disse.

Outros quatro - A prefeita lembrou que os outros quatro acordos feitos entre a atual gestão e os professores da rede municipal, estão em andamento e sendo cumpridos.

Eles são: 1) repactuação do piso salarial para a carga horária de 20 horas semanais; 2)  revitalização de 205 escolas; 3) realização de eleições diretas para direção das Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil); e 4) concurso público que já foi realizado e vai convocar 323 novos professores.

Como serão as promoções - Gilvano explicou que a proposta da prefeitura é pagar a mudança de letra, que é a promoção horizontal em setembro deste ano. Isso significa uma promoção com reajuste percentual no salário para o professores que são servidores da rede municipal há três anos, no mínimo. Os valores definidos são entre 5% e 10%.

A prefeita propôs também aplicar a mudança de nível vertical em novembro deste ano. Essas promoções vão atingir professores que entraram com graduação, mas fizeram pós-graduação ao longo do tempo. Eles terão direito a aumento nos salários que variam entre 5% e 8%.

Por fim, a prefeitura prevê pagar os reajustes dos quinquênio em dezembro deste ano. Esse é um aumento de 5% que todos os professores devem receber a cada cinco anos.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


Nos siga no Google Notícias