ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Política

Adjunto da Secretaria de Desestatização substitui Joaquim Levy no BNDES

Ex-presidente deixou o cargo em meio a polêmica nomeação de advogado de MS, que já atuou em gestão do PT, para diretoria do banco

Humberto Marques | 17/06/2019 18:42
Montezano foi anunciado nesta segunda-feira como substituto de Levy no comando do BNDES. (Foto: Hoana Gonçalves/Ministério da Economia/Divulgação)
Montezano foi anunciado nesta segunda-feira como substituto de Levy no comando do BNDES. (Foto: Hoana Gonçalves/Ministério da Economia/Divulgação)

O governo federal confirmou nesta segunda-feira (17) a nomeação de Gustavo Montezano para o cargo de presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), em substituição a Joaquim Levy –que se demitiu no domingo (16) em meio à polêmica da nomeação do advogado sul-mato-grossense Marcos Barbosa Pinto, que como Levy já atuou em gestões do PT, para uma das diretorias da instituição.

Montezano era, até então, secretário especial adjunto da Secretaria de Desestatização e Desinvestimento do Ministério da Economia, pasta comandada por Paulo Guedes. Graduado pelo IME (Instituto Militar de Engenharia), ele é mestre em Economia e tem experiência no mercado financeiro –foi sócio-diretor do Banco Pactual e responsável pela divisão de crédito corporativo e estruturados da instituição.

Levy entregou sua carta de demissão no domingo, após o presidente Jair Bolsonaro dizer que estava “por aqui” com o então presidente do BNDES –alçado para o posto por indicação de Guedes que, por sua vez, também demonstrou insatisfação com o dirigente diante da demora em abrir a “caixa-preta” da instituição financeira. Durante as gestões petistas, o banco ficou conhecido por financiamentos de grandes empreendimentos fora do país, como na Venezuela e em Cuba.

Levy entregou sua carta de demissão no domingo. (Foto: Tânia Rego/Agência Brasil/Arquivo)
Levy entregou sua carta de demissão no domingo. (Foto: Tânia Rego/Agência Brasil/Arquivo)
De Amambai, Barbosa Pinto teve contra si atuações no Governo Lula. (Foto: Capital Aberto/Reprodução)
De Amambai, Barbosa Pinto teve contra si atuações no Governo Lula. (Foto: Capital Aberto/Reprodução)

Pivô – Ministro da Economia na gestão de Dilma Rousseff, Levy também desagradou ao defender a indicação de Marcos Barbosa Pinto para a Diretoria de Mercado de Capitais do BNDES. Isso porque o advogado tem um histórico de atuação junto às gestões petistas. Ele já havia trabalhado no banco entre 2005 e 2007, nos Governo Lula, chefiando o gabinete de Demian Fiocca, então presidente da instituição.

Barbosa Pinto é natural de Amambai –a 360 km de Campo Grande–, onde morou até a adolescência, sendo filho de Almiro Pinto Sobrinho, ex-vereador e ex-presidente da Câmara do município. Mestre em Direito pela Universidade de Yale (EUA) e em Economia e Finanças pela Fundação Getúlio Vargas e doutor pela USP (Universidade de São Paulo), também presidiu a CVM (Comissão de Valores Mobiliários, que regula o mercado de capitais) e foi consultor do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) junto ao Ministério do Planejamento, também na gestão do ex-presidente petista.

Conforme a Folha de S. Paulo, ele também se apresentou como partícipe das equipes que elaboraram o anteprojeto de lei das PPPs (parcerias público-privadas) e do Prouni, que oferece bolsas de estudo a alunos de baixa renda. No setor privado, foi professor da FGV e integrou os conselhos de administração de empresas como a ALL (América Latina Logística), Energisa, BR Malls, São Francisco Saúde e Fibria.

Nos siga no Google Notícias