ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Política

Adriane Lopes toma posse como prefeita de Campo Grande nesta segunda-feira

Bacharel em Direito foi vice de Marquinhos Trad, que renunciou na semana passada

Adriel Mattos | 04/04/2022 07:40
Bacharel em Direito foi vice de Marquinhos Trad de 2017 até a semana passada. (Foto: Divulgação)
Bacharel em Direito foi vice de Marquinhos Trad de 2017 até a semana passada. (Foto: Divulgação)

Adriane Lopes (Patriota) será empossada como a 65ª prefeita de Campo Grande na manhã desta segunda-feira (4). Ela já ocupa o cargo desde sábado (2), com a formalização da renúncia de Marquinhos Trad (PSD), que é pré-candidato ao governo de Mato Grosso do Sul.

O ato será na Câmara Municipal, a partir das 10h. Perante os 29 vereadores, a segunda mulher a comandar o Executivo deverá fazer o juramento de “manter, defender e cumprir as Constituições Federal e Estadual, observar a Lei Orgânica e demais leis, promover o bem geral do povo campo-grandense e sustentar a integridade e independência do Município”, como previsto na Lei Orgânica do Município.

Adriane foi vice-prefeita nos dois mandatos de Marquinhos. Bacharel em Direito e Teologia, é pós-graduada em Gestão Pública e Gerência de Cidades. É casada com o deputado estadual Lídio Lopes, com quem tem dois filhos.

Entenda – Antes de Adriane, a primeira mulher a comandar a cidade foi Nelly Bacha (PMDB). Em 1983, era presidente da Câmara Municipal e foi nomeada pelo então governador Wilson Barbosa Martins, do mesmo partido.

Na época, as eleições diretas para prefeito estavam suspensas pela ditadura militar. Apenas em 1985, o pleito foi retomado.

Portanto, Adriane é a primeira a chegar ao cargo pelo voto direto, ainda que sua reeleição tenha sido como vice na chapa de Marquinhos.

Nos siga no Google Notícias