ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Política

Além da previdência, transição busca dados sobre dívida ativa e IPTU

Próxima reunião de trabalho das equipes será na quarta-feira

Leonardo Rocha | 11/11/2016 09:44
Pedro Pedrossian Neto, Alexandre Aválo, Gilberto Cavalcante e o prefeito Alcides Bernal, durante reunião na Esplanada (Foto: Eder Andrade/PMCG)
Pedro Pedrossian Neto, Alexandre Aválo, Gilberto Cavalcante e o prefeito Alcides Bernal, durante reunião na Esplanada (Foto: Eder Andrade/PMCG)

O trabalho de transição entre a equipes do prefeito eleito, Marquinhos Trad (PSD), e do atual, Alcides Bernal (PP), começou com a discussão sobre a previdência social do município e deve seguir na semana que vem, na próxima quarta-feira (16), com informações sobre o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e dívida ativa da Capital.

A primeira reunião oficial entre as equipes ocorreu na segunda-feira (07), com a presença de Marquinhos e Bernal, onde já houve uma articulação em relação a compra de remédios essenciais para rede pública, tendo estoque nos primeiros meses, para o controle de epidemias, como dengue, zika vírus e chikungunya.

O prefeito eleito ainda solicitou que na área de educação, fosse feita uma licitação para garntir a compra dos kits escolares, assim como a merenda. Já na reunião de ontem (10), no auditório da Esplanada, que teve a participação de Bernal, dos secretários municipais e da equipe de Marquinhos, o tema principal foi a previdência social do município.

Foi feita uma apresentação sobre a situação do IMPCG (Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande) mostrando a situação de recursos humanos e financeiro. O secretário de Administração, Ricardo Ballock, foi quem expôs uma panorama deste setor desde 2004 até 2016. "Fizemos um levantamento para que a equipe de transição tivesse uma visão macro do cenário previdenciário atual do município".

Os dados foram repassados aos advogados Gilberto Cavalcante e Alexandre Ávalo Santana, além do economista Pedro Pedrossian Neto, integrantes da equipe de Marquinhos. "Foram fornecidas informações, que iremos repassar para o prefeito eleito, os números são ainda parciais, estamos no início de novembro e estes serão consolidados no final de dezembro", disse Gilberto Cavalcante.

Pedrossian Neto ressaltou que a reunião foi produtiva, com colaboração mútua. "O objetiv foi detalhar a situação financeira do IMPCG e os desafios que a Previdência trará para a próxima gestão. O maior desafio é o déficit crescente, que já em 2017, pelas estimativas da atual gestão, implicará aporte de R$ 10 milhões mensais do Tesouro Municipal”, detalhou ele.

A próxima reunião do grupo foi marcada para quarta-feira (16), no período da tarde, que devem contar também com a presença de Marquinhos. No encontro irão tratar de assuntos financeiros, entre eles a cobrança do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e a dívida ativa da Capital.

A prefeitura municipal está organizando um cronograma de trabalho, para que as reuniões daqui para frente sejam periódicas, com temas definidos, que contarão com a colaboração dos secretários de cada pasta.

Preocupações - O prefeito eleito já declarou que entre suas principais preocupações, neste começo de trabalho (transição), estão a previdência social e os contratos com as entidades Omep e Seleta, considerados irregulares pela Justiça Estadual.

No primeiro caso, existe uma denúncia sendo apurada pelo MPE (Ministério Público Estadual), sobre o suposto "sumiço" de R$ 100 milhões da previdência municipal da Capital, entre 2013 e 2016, baseado em dados publicados pelo próprio executivo municipal.

Já em relação aos contratos irregulares, a Justiça Estadual decidiu que a prefeitura deve romper estes convênios e fazer a demissão dos servidores contratados, tendo como objetivo a realização de concurso para suprir a demanda.

Enquanto não existe este rompimento dos contratos, assim como pagamento de todas as rescisões, ocorrem outros impasses com funcionários da Seleta e Omep, como por exemplo, no caso dos recreadores dos Ceinfs, que deixaram de ir trabalhar, por não receber o salário referente a este mês.

Nos siga no Google Notícias