ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Política

Ambientalistas apresentam 10 prioridades aos candidatos ao Governo do MS

Ludyney Moura | 12/09/2014 16:46
O primeiro ponto defendido pelos ambientalistas é revisão imediata do Código Florestal recentemente aprovado pelo congresso Nacional (Foto: Marcos Ermínio)
O primeiro ponto defendido pelos ambientalistas é revisão imediata do Código Florestal recentemente aprovado pelo congresso Nacional (Foto: Marcos Ermínio)
O Fórum quer a implantação de uma política efetiva de recuperação do solo das áreas degradadas, priorizando as áreas de preservação permanente (Foto: Marcos Ermínio)
O Fórum quer a implantação de uma política efetiva de recuperação do solo das áreas degradadas, priorizando as áreas de preservação permanente (Foto: Marcos Ermínio)

De olho nas políticas públicas de preservação do meio ambiente e com vistas ao desenvolvimento sustentável, o Formads (Fórum de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Mato Grosso do Sul), apresentou aos candidatos ao Governo do Estado 10 propostas nestas áreas, para servirem de diretrizes de uma “adequada gestão ambiental” para o sucessor de André Puccinelli (PMDB).

“Nós publicamos as nossas propostas e estamos dispostos a conversar com os candidatos, que acreditamos ser parte interessada no assunto. A questão ambiental e o desenvolvimento sustentável são de suma importância para o Estado e para o país”, declarou Haroldo Borralho, coordenador do Fórum, uma entidade que agrega 45 organizações não governamentais.

De acordo com Borralho, as proposta foram desenvolvidas por técnicos e ambientalistas que representam as entidades que fazem parte do Formads. O documento também será entregue aos candidatos à Presidência da República.

Os ambientalistas defendem que o Estado e a União promovam “profundas mudanças nas políticas públicas, por meio da incorporação da preservação ambiental como o norteador o desenvolvimento sustentável”. Nenhum representante dos candidatos compareceu ao lançamento da carta com os 10 pontos realizado na sede do Fórum, na tarde desta sexta-feira (12).

Segue os 10 pontos propostos pelo Formads:

1)- Revisão imediata do Código Florestal recentemente aprovado pelo congresso Nacional.

2) - Não instalação de usinas de álcool em toda a planície pantaneira e na bacia do Alto Paraguai;

3)- Implantação de uma política efetiva de recuperação do solo das áreas degradadas, priorizando as áreas de preservação permanente;

4)- Adoção de políticas que desencorajem o desmatamento, estimulando e investindo em novas tecnologias para aumento de produtividade nas áreas já utilizadas;

5)- Estabelecer como objetivo estratégico à geração de trabalho e renda, de atividades sustentáveis;

6)- Fortalecimento dos fundos ambientais (Fundo Nacional de Meio Ambiente - FNMA, Fundo Nacional de Recursos Hídricos- FNRH, etc.) e aplicação dos recursos arrecadados nas finalidades previstas em lei; Exigindo, por parte da União, que os Estados membros regulamentem os Fundos sob sua responsabilidade, para os fins propostos em Lei;

7) Fortalecimento da Política Nacional de Educação Ambiental focando a rede de ensino no nível fundamental e médio tendo como fator de prioridade a Transversalidade.

8) Criar novas áreas de preservação, tendo como base a Lei de Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC, e incentivar a criação de áreas particulares de preservação;

9) Proteção de mananciais superficiais e subterrâneos, identificando e protegendo as áreas de nascentes e recarga de mananciais.

10) Fortalecimento e aplicação imediata da Política Nacional de Resíduos Sólidos e de Saneamento.

Nos siga no Google Notícias