ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Política

André cita fim de verticalização contra pressão do PMDB

Redação | 21/05/2010 11:39

O governador André Puccinelli (PMDB) foi sucinto ao comentar a possibilidade do comando nacional do partido retaliar os Estados que não acompanharem o apoio à presidenciável Dilma Roussef (PT).

"Não tem a verticalização, para mim isso basta. Não irei falar de hipóteses", afirmou. Na verticalização, os partidos políticos eram obrigados a reproduzir nas eleições estaduais as alianças partidárias da eleição presidencial.

Enquanto Puccinelli, que será candidato à reeleição, faz mistério se apoiará Dilma ou José Serra (PSDB) à eleição presidencial, a imprensa nacional dá como certo o apoio de Mato Grosso do Sul ao candidato tucano. Desta forma, o Estado bateria de frente com o projeto nacional, pois o presidente do PMDB, Michel Temer, deve ser vice na chapa da petista.

A possibilidade de ruptura entre o comando nacional e Estados que são contra a parceria com o PT já se desdobrou em uma consulta ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e um alerta do deputado Waldemir Moka (PMDB) a Michel Temer.

Conforme Moka, qualquer retaliação pode convulsionar a convenção do partido. O encontro foi comentado hoje pelo blog do Jornal Folha de São Paulo, de Josias de Souza.

Na quarta-feira, o PMDB encaminhou consulta ao TSE sobre o que determina a lei de fidelidade partidária em relação aos apoios em 2010. "Vou aguardar o resultado da consulta", conta o governador.

Nos siga no Google Notícias