ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Política

André diz que, se passar na Assembleia, projeto sobre IPVA vai ser vetado

Marta Ferreira e Vinicius Squinelo | 20/09/2011 09:36

Governador afirmou nesta terça-feira que o proposta de Marquinhos Trad aumentando desconto e parcelamento do tributo é inconstitucional

Projeto de Marquinhos Trad sobre IPVA é inconstitucional, afirma governador.
Projeto de Marquinhos Trad sobre IPVA é inconstitucional, afirma governador.

“Se passar na Comissão de Constituição de Justiça, eu vou vetar, porque é inconstitucional”, com essa frase o governador André Puccinelli (PMDB) deu seu parecer, esta manhã, sobre o projeto de lei do colega de partido e deputado estadual Marquinhos Trad sobre o pagamento do IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores).

O projeto, em tramitação na Assembleia Legislativa, aumenta o prazo de parcelamento do tributo de três para cinco vezes e muda o desconto a vista dos atuais 10% para 15%.

Também consta da proposta a possibilidade de quem tem dívida de parcelar em dez vezes o IPVA atrasado.

Puccinelli, ao ser perguntado sobre o assunto, foi sucinto, dizendo apenas que vetará, lembrando que o projeto ainda tem que passar pela CCJ, cuja tarefa é verificar se as propostas tem base legal. A afirmação foi feita durante solenidade alusiva ao Dia da Árvore.

Quando apresentou o projeto de lei, Marquinhos Trad disse que tomou o cuidado de aguardar o julgamento de uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) do Estado do Amapá contra uma lei no mesmo sentido, de iniciativa da Assembleia Legislativa daquele Estado.

O STF (Supremo Tribunal Federal), conforme Trad, entendeu que a Assembleia Legislativa tem legitimidade constitucional para propor projeto de lei em matéria de benefício tributário. Ele argumenta que os descontos e a possibilidade de parcelamento podem aumentar a receita, além de dar oportunidade a donos de veículos de ficarem em dia com o fisco.

O IPVA é um tributo recolhido pelo Governo do Estado e dividido com os municípios, que ficam com 50% da receita. Para este ano, foram impressos 631 mil boletos, com receita estimada em R$ 200 milhões.

Nos siga no Google Notícias