A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

14/09/2011 09:21

Apenas Moka, Delcídio e mais 5 têm 100% de presença no Senado

Edmir Conceição

O senador Waldemir Moka disse que considera a presença em plenário como “primeira obrigação” de quem exerce mandato parlamentar.

Apenas Delcídio do Amaral (PT-MS), Waldemir Moka (PMDB-MS) e outros cinco senadores compareceram a todas as 62 sessões plenárias deliberativas do Senado no primeiro semestre deste ano. A Casa tem 88 senadores. O levantamento foi divulgado pelo site Congresso em Foco.

Pelo levantamento, apenas 7,9% do total de senadores registraram 100% de comparecimento a todas as sessões. Todos os mais assíduos neste início de legislatura (2011-2014) pertencem a partidos da base de sustentação ao governo no Senado, segundo o site.

Além de Delcídio e Moka, registraram 100% de presença (ou justificaram a ausência) os senadores Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), José Pimentel (PT-CE), Lindbergh Farias (PT-RJ), Paulo Paim (PT-RS) e Pedro Taques (PDT-MT).

Já o senador Antonio Russo (PR-MS), empresário do setor frigorífico, por meio de sua assessoria, justificou ter assumido no dia 27 de junho, à véspera do recesso parlamentar de julho, não havendo nem tempo de registrar frequência. "Não há como mensurar já que ele assumiu no fim do primeiro semestre", informou a assessoria do senador.

De acordo com o Congresso em Foco, três outros senadores deixaram de registrar presença em apenas uma entre as 62 sessões deliberativas – o que reflete, ao menos no primeiro semestre, a diminuição do número de faltas nessas ocasiões, quando o plenário se torna palco de discussões que interferem no destino da população. Pelo levantamento, caiu pela metade o índice de ausência em relação ao mesmo período de 2010, ano eleitoral.

Com 100% de comparecimento às sessões deliberativas, o também procurador Pedro Taques diz que não basta apenas cumprir a “obrigação” da presença em plenário, mas fazer valer a qualidade dessa participação.

O senador Waldemir Moka disse considera a presença em plenário como “primeira obrigação” de quem exerce mandato parlamentar. “Tenho procurado exatamente isso. Mas também acho que às vezes o senador está cumprindo uma outra tarefa, em outro lugar. Então, algumas faltas são plenamente justificadas”, disse, recebendo “com alegria” a estatística sobre sua assiduidade e ressalvando que o ideal é a apreciação de proposições “com o plenário cheio”.

Assembleia recebe prestação de contas e fará limpeza de pauta antes do recesso
A última semana de trabalho do Poder Legislativo de Mato Grosso do Sul em 2017 será aberta com a audiência pública para prestação de contas do govern...
Assembleia vota prorrogação de adesão a fundo que regula incentivos fiscais
A prorrogação até 30 de dezembro do prazo para que empresas beneficiadas com incentivos fiscais concedidos pelo governo do Estado se inscrevam no Fad...
Governo do Estado investe R$ 9,2 milhões em infraestrutura em Caracol
Caracol vai receber mais de R$ 2,8 milhões em obras a serem executadas pelo Governo do Estado em parceria com a prefeitura e deputados federais e est...


Parabéns aos senadores Delcidio do Amara e Moka. O povo sul matogrossense está bem representado no Senado Federal pelos senadores. Eu como Petista tenho muito orgulho do nosso senador.
 
Celso Marlei dos Santos em 15/09/2011 07:57:02
Gente! Êles não tão fazendo nada além da obrigação d'êles, são eleitos para trabalhar, já que não o fazem pelo menos que não faltem, e os outros que faltam será que tem a falta descontado do seus salários?
 
gloria aparecida em 14/09/2011 09:20:11
Parabéns Moka e Delcídio, sua dedicação tem, mesmo, de ser integral. Contudo, seria muito importante a divulgação de seus projetos, os apresentados e os aprovados. Nós acreditamos muito nos senhores.

JOÃO TRINDADE
 
JOÃO TRINDADE em 14/09/2011 04:28:30
Parabéns pro Delcidio e Moka. estão fazendo jus em nos representar.
 
João Flávio Gavioli em 14/09/2011 03:41:06
Fico feliz com os nossos representantes do nosso Estado de Mato Grosso do Sul, pois sou do PMDB e me orgulho quando nossos politicos se destacam como os melhores.
Obrigada senadores...
 
NEYVA MARIA BRUM DIAS em 14/09/2011 01:22:59
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions