ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Política

Apesar do feriadão, TRE não acredita em aumento de abstenção de votos

Leonardo Rocha | 24/10/2014 17:35
Desembargador João Maria Lós acredita que índice de abstenção não irá aumentar no 2° turno (Foto: Divulgação - Assessoria)
Desembargador João Maria Lós acredita que índice de abstenção não irá aumentar no 2° turno (Foto: Divulgação - Assessoria)

Apesar do feriadão para os servidores públicos, o presidente do TRE-MS (Tribunal Regional de Mato Grosso do Sul), o desembargador João Maria Lós, acredita que este fato não irá aumentar o índice de abstenção de votos, no segundo turno, em comparação a primeira etapa, que registrou 20,53%, ou seja, 373.191 eleitores não compareceram para votar no Estado.

"Este feiradão é exclusivo para os servidores públicos, que tem a obrigação de votar, acredito que não vai afetar em nada a votação do segundo turno, até porque estes eleitores devem votar no domingo (26) e depois seguir para viajar", ponderou ele.

O desembargador ainda citou que várias campanhas estão sendo realizadas tanto nas rádios, como na TV, incentivando a população a comparecer no dia da eleição e assim efetuar o seu voto. "O eleitor precisa ter um compromisso com a sociedade, e ir até a sua zona eleitoral, até porque só irá valer os votos válidos, justamente este que dá legitimidade para o candidato vencedor", apontou ele.

Feriado - A preocupação sobre o aumento do índice de abstenção começou após o governo estadual decretar ponto facultativo aos servidores, nos dias 27 (segunda) e 28 de outubro (terça-feira), gerando um feriadão, com início neste final de semana.

Outros órgãos estaduais também seguiram esta decisão, como a Assembleia Legislativa e TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), além de várias prefeituras, entre elas Campo Grande.

De acordo com o presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), o prefeito de Anastácio, Douglas Figueiredo (sem partido), a tendência é a maioria dos municípios seguir o governo estadual. A prefeitura de Dourados não aderiu ao feriadão, transferindo a comemoração do dia do servidor, para 31 de outubro.

Nos siga no Google Notícias