ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Política

Apoios políticos provocam troca de farpas entre candidatos em debate

Fabiano Arruda | 26/10/2012 23:51
Candidatos Edson Giroto e Alcides Bernal no único debate do segundo turno. (Foto: Minamar Junior)
Candidatos Edson Giroto e Alcides Bernal no único debate do segundo turno. (Foto: Minamar Junior)

O segundo bloco do debate entre os candidatos à Prefeitura de Campo Grande, Edson Giroto (PMDB) e Alcides Bernal (PP), transmitido pela TV Morena, afiliada da Rede Globo, teve troca de farpas por conta de apoios políticos.

Durante o primeiro tema abordado, por meio de sorteio, o Lazer, Bernal disse que Campo Grande tem praças e parques abandonados pela atual administração, que Giroto, a quem chamou de “candidato chapa branca” por diversas vezes, representa.

O peemedebista, por sua vez, acusou o progressista de ter apoios que considera politicamente nocivos. “Se for por apoio o senhor tem o do Zeca do PT, o do Paulo Maluf e da quadrilha de Campinas”, disparou.

Na segunda pergunta, sobre saúde, Bernal diz que Giroto não fez o que deveria ser feito. O candidato do PMDB respondeu que, à época que foi secretário, a construção de postos de saúde era o desafio e, hoje, o atendimento é a principal meta.

“Por isso que quero ser o prefeito da Saúde. É meu compromisso”, declarou Giroto, sendo replicado por Bernal, que acusou o candidato de não ter feito enquanto participou da administração, prometendo construir o Hospital Municipal, caso eleito.

“Não posso responder pelo atendimento atual, mas quero ser prefeito para responder”, disse o concorrente do PMDB.

No terceiro tema sorteado, transporte, Giroto acusou Bernal de não ter sido eficiente como vereador quando presidia a Comissão de Transporte Pública da Câmara Municipal.

O progressista garantiu que vai abrir a “caixa preta” da planilha do transporte coletivo urbano para saber “item por item” e baixar 0,25 centavos do custo, ideia propagada pelo PT no primeiro turno. Ele também criticou a licitação do transporte coletivo e definiu que foi feita “no apagar das luzes”.

Giroto retrucou que Bernal não abriu a “caixa preta” quando era presidente da comissão da Casa de Leis, mas falou que vai baixar o custo com corredores exclusivos de ônibus e aumento da frota.

No quarto e último tema sorteado, Educação, Bernal perguntou a Giroto se as escolas em tempo integral atendem bem as crianças. O peemedebista afirmou que planeja aumentar de três para cinco o número de escolas em tempo integral.

Também disse que vai valorizar os profissionais da área no município, destacou que professores em Campo Grande recebem o piso nacional e a hora atividade para planejamento. E ainda falou de seu projeto Coração de Mãe, que vai integrar alunos que estudam num período na escola municipal e vão para o centro à tarde, conforme o projeto.

O progressista defendeu a democratização na escolha dos diretores e disse que não vai tolerar episódios como da intoxicação alimentar.

Giroto, por sua vez, enalteceu que Campo Grande é a segunda capital brasileira melhor avaliada no ensino fundamental. Disse que ampliar para 50 Ceinfs (Centros de Educação Infantil) na Capital porque hoje a função das unidades não é só cuidar, mas educá-la. “Vou zerar o déficit de vagas nos Ceinfs”.

Nos siga no Google Notícias