A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

26/10/2012 23:51

Apoios políticos provocam troca de farpas entre candidatos em debate

Fabiano Arruda
Candidatos Edson Giroto e Alcides Bernal no único debate do segundo turno. (Foto: Minamar Junior)Candidatos Edson Giroto e Alcides Bernal no único debate do segundo turno. (Foto: Minamar Junior)

O segundo bloco do debate entre os candidatos à Prefeitura de Campo Grande, Edson Giroto (PMDB) e Alcides Bernal (PP), transmitido pela TV Morena, afiliada da Rede Globo, teve troca de farpas por conta de apoios políticos.

Durante o primeiro tema abordado, por meio de sorteio, o Lazer, Bernal disse que Campo Grande tem praças e parques abandonados pela atual administração, que Giroto, a quem chamou de “candidato chapa branca” por diversas vezes, representa.

O peemedebista, por sua vez, acusou o progressista de ter apoios que considera politicamente nocivos. “Se for por apoio o senhor tem o do Zeca do PT, o do Paulo Maluf e da quadrilha de Campinas”, disparou.

Na segunda pergunta, sobre saúde, Bernal diz que Giroto não fez o que deveria ser feito. O candidato do PMDB respondeu que, à época que foi secretário, a construção de postos de saúde era o desafio e, hoje, o atendimento é a principal meta.

“Por isso que quero ser o prefeito da Saúde. É meu compromisso”, declarou Giroto, sendo replicado por Bernal, que acusou o candidato de não ter feito enquanto participou da administração, prometendo construir o Hospital Municipal, caso eleito.

“Não posso responder pelo atendimento atual, mas quero ser prefeito para responder”, disse o concorrente do PMDB.

No terceiro tema sorteado, transporte, Giroto acusou Bernal de não ter sido eficiente como vereador quando presidia a Comissão de Transporte Pública da Câmara Municipal.

O progressista garantiu que vai abrir a “caixa preta” da planilha do transporte coletivo urbano para saber “item por item” e baixar 0,25 centavos do custo, ideia propagada pelo PT no primeiro turno. Ele também criticou a licitação do transporte coletivo e definiu que foi feita “no apagar das luzes”.

Giroto retrucou que Bernal não abriu a “caixa preta” quando era presidente da comissão da Casa de Leis, mas falou que vai baixar o custo com corredores exclusivos de ônibus e aumento da frota.

No quarto e último tema sorteado, Educação, Bernal perguntou a Giroto se as escolas em tempo integral atendem bem as crianças. O peemedebista afirmou que planeja aumentar de três para cinco o número de escolas em tempo integral.

Também disse que vai valorizar os profissionais da área no município, destacou que professores em Campo Grande recebem o piso nacional e a hora atividade para planejamento. E ainda falou de seu projeto Coração de Mãe, que vai integrar alunos que estudam num período na escola municipal e vão para o centro à tarde, conforme o projeto.

O progressista defendeu a democratização na escolha dos diretores e disse que não vai tolerar episódios como da intoxicação alimentar.

Giroto, por sua vez, enalteceu que Campo Grande é a segunda capital brasileira melhor avaliada no ensino fundamental. Disse que ampliar para 50 Ceinfs (Centros de Educação Infantil) na Capital porque hoje a função das unidades não é só cuidar, mas educá-la. “Vou zerar o déficit de vagas nos Ceinfs”.



ESTOU CANSADO DE PROPOTSAS , O ELEITOR TEM QUE ACORDAR ELE PODEM PROMETEREM O QUE QUISEREM, NÃO FAZEM NEM A METADE QUE PROMETEM ATE PORQUE NÃO TEM OBRIGAÇÃO E RESPONSABILIDADE NENHUMA DE CUMPRIR. ESSE TIPO DE DEBATE SÓ SERVE PARA ENGANAR ELEITOR OTARIOS
 
Jair oliveira em 27/10/2012 19:18:46
EU NÃO VOTO EM NEnHUM DOS DOIS, MAIS A MANCADA DO BERNAL FOI ACEITAR O APOIO DO PT, ELE SENDO ELEITO SE DER BOBEIRA O PT ACABA COM SEU GOVERNO.
 
Jair oliveira em 27/10/2012 19:10:26
engraçado falaram que o bernal nunca foi prefeito, mas e a colonia paraguaia que ele faliu outra coisa quem agrada muito a população são pessoas que não da para confiar,como em Dourados Ari Atruzi do PP Como estava la tudo falido ate cadeira furada tinha uma vergonha, precisou o Murilo ir para la organizar a cidade.
 
nadia lima em 27/10/2012 17:54:03
No dia 28.10.2012 das 08:00 às 17:00 vá até a sua urna e aperte o número 15 e confirma - VOTE CORRETO VOTE GIROTO 15 - é o que tem mais exeriência, o outro candidato só tem experiencia na RÁDIO. Rumo a Vítória.
 
Roberto Macedo em 27/10/2012 10:48:51
GIROTO MELHOR PARA PREFEITO
E O BERNAL ??? MELHOR VOLTAR PARA RADIO
 
Roberto Macedo em 27/10/2012 09:46:29
Já pensou?! Zeca, Vander e CIA em nossa prefeitura? Tá de brincadeira!
 
Carlos Eduardo Franco em 27/10/2012 07:46:26
vivemos em campo grande um momento unico em bull de crescimento e expansao. queremos acreditar que isso venha a continuar. com apenas algumas correçoes e
acredito que eu e todos campograndenses sabemos que aqui nao tem espaço para aventureiros e populistas.

 
Levi Cruz em 27/10/2012 00:59:27
Agora ficou claro porque o candidato bernal nao quis comparecer aos outros debates.mostrou o seu total desconhecimento da nossa cidade com respostas evasivas e sem muito conteudo.nao podemos esquecer os titulos ganhos pela nossa cidade como a melhor capital no brasil para se viver e na educaçao como
uma das melhores tambem.nao podemos esquecer tambem o crescimento economico que a nossa cidade teve.nunca tantas empresas de fora investiram na nossa capital.desta forma acredito que a nossa cidade nao esta abandonada como pregam.com relaçao a saude este problema nao e so nosso.o brasil inteiro sofre com iso mas com relaçao a campo grande acredito que e uma das melhores do brasil.temos varios postos de saude que nos atendem qdo precisamos.os que falam mal do SUS sao os que nao o utilizam.
 
olivio ribeiro de paula filho em 27/10/2012 00:27:48
Durante a campanha do Bernal na TV só escutei proposta dele, do Giroto, nem tanto. Se debate fosse pra escutar proposta não se chamaria debate Giroto ficou de conversinha mole, se segurando pra não falar de PT e mensalão e acabou abrindo o bico. Bernal só levou porrada a campanha toda, com panfletinho, videozinho e pichação em muro, fez o correto em ir no debate e falar umas verdades, tirou o atraso kkkk. Parabens pelo debate.
 
Matheus Oliveira em 27/10/2012 00:14:30
Como Sempre Dr Bernal, enrolava e não respondia as perguntas. Querendo mostrar serviço mas ele mesmo não fez nada quando vereador e deputado, o sujo falando do mal lavado. Ele pode acusar Giroto o quanto quiser, mas ao menos a cidade está cada dia mais bonita e isso ninguém pode negar. Vamos lá rumo a vitória Giroto, você sim mostrou que é o mais preparado para assumir nossa Cidade Morena.
 
Denise Matos em 27/10/2012 00:04:49
Parabéns GIROTO.
Como sempre o mais preparado para tudo, vc vai ganhar esta eleição, pode ter certeza. Um abraço dos eleitores do Rita Vieira, Itamaracá e Copharadio e região.
fique com DEUS e até a Vitória.
Dia 28.10.2012 - Volte GIROTO é 15
 
Roberto Macedo em 27/10/2012 00:04:42
O giroto provou que e o mais preparado 15 nele
 
Eduardo rocha em 27/10/2012 00:04:30
Naturalmente Alcides Bernal é inexperiente, afinal nunca foi prefeito. E O Giroto, esse acho que já trabalhou em fábrica de sabonetes (rsrsrs). Santo certamente que nenhum dos dois é, mas alguém terá que ser o prefeito. Portanto, que com as bençãos de Deus, possamos todos nós, com respeito e liberdade no domingo fazer nossa escolha. E ai de quem tentar comprar meu voto. Seja quem for, vai ganhar um par de algemas.
 
Fernando Silva em 27/10/2012 00:02:34
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions