ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Política

Após criação de CPI, falta apenas indicar os integrantes, diz Mochi

Leonardo Rocha | 21/09/2015 12:22
Presidente da Assembleia, Junior Mochi, disse que com CPI instalada, resta apenas indicar os integrantes da comissão (Foto: Fernando Antunes)
Presidente da Assembleia, Junior Mochi, disse que com CPI instalada, resta apenas indicar os integrantes da comissão (Foto: Fernando Antunes)

O presidente da Assembleia, o deputado Junior Mochi (PMDB) confirmou a criação da CPI contra o Cimi (Conselho Indigenista Missionário), atendendo então o requerimento da deputada Mara Caseiro (PT do B). Ele disse que agora resta apenas a indicação dos integrantes da comissão, que vai ser feita amanhã (22), pelas bancadas.

“Os critérios para que fosse instalada a CPI foram cumpridos, como o recolhimento de assinaturas, fato determinado e tempo de investigação, agora falta apenas definir os integrantes, de acordo com a representação dos partidos”, disse Mochi, durante solenidade no auditório do CREA-MS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de MS).

O presidente explicou que havia recomendado uma alteração sobre o fato determinado. “Pedi apenas que especificasse o que seria investigado, porque temos o exemplo da CPI da Enersul, que foi suspensa pela Justiça, justamente por esta questão, a intenção é evitar a mesma situação”.

A deputada Mara Caseiro afirma que existem denúncias que o Cimi está incentivando e financiando invasões em terras no Estado, por meio dos indígenas, promovendo o conflito no campo. Ela ainda quer apurar se os recursos que o Conselho recebe de fora do país, estão sendo usados para melhorar a situação de vida dos indígenas, ou para outros interesses.

Pela composição partidária na Assembleia, o bloco de partidos tem direito a dois representantes, enquanto que PT, PSDB e PMDB indicam cada legenda um deputado. Caseiro já ressaltou que pretende ocupar a função de presidente da CPI, e vai propor esta questão aos colegas.

Nos siga no Google Notícias