ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Política

Após denúncia, MPE investiga Bernal por sigilo na verba da publicidade

Aline dos Santos | 11/12/2013 10:46
Bernal lançou licitação da publicidade só no mês passado. (Foto: Marcos Ermínio)
Bernal lançou licitação da publicidade só no mês passado. (Foto: Marcos Ermínio)

Sete meses após receber denúncia, o MPE (Ministério Público Estadual) vai investigar o prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), por descumprir a Lei de Acesso à Informação, ao não divulgar onde e como foi gasto a verba para publicidade.

A conversão do procedimento preparatório em inquérito civil foi publicada na edição de ontem do Diário do Ministério Público. Será apurado eventual ato de improbidade do prefeito e do titular da Seplanfic (Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Controle), Wanderley Ben Hur da Silva.

O pedido de detalhamento do gasto do dinheiro público foi feito à Prefeitura em abril deste ano, como a reposta foi inconsistente, o denunciante acionou o MPE. O inquérito foi aberto pela 31ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social. A reportagem solicitou informações sobre a evolução da apuração, mas foi informada de que o promotor Henrique Franco Cândia não revela detalhes do procedimento.

No comando da Prefeitura há 11 meses, Bernal não fez a licitação da verba publicitária. Em 11 de janeiro, o prefeito suspendeu a concorrência 34/2012, cujo objetivo era contratar “agência de publicidade para prestação de serviços de natureza contínua nos setores de publicidade, marketing e propaganda”.

No dia 6 de novembro, foi lançada a concorrência 12/2013 para contratação de nove agências. A entrega das propostas foi marcada para 23 de dezembro.

Sem acesso – A lei para dar maior transparência aos gastos públicos está em vigor desde 2012. No entanto, conforme levantamento da CGU (Controladoria-Geral da União), a legislação não é cumprida em todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul. Em caso de ação, a União pode suspender o repasse de recursos e o prefeito corre risco de cassação.

Nos siga no Google Notícias