ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Após resposta vaga do Procon, Duarte vai acionar MPE para efetivar lei

Wendell Reis | 09/02/2012 13:13
Projeto de lei já está em vigor há cinco meses e operadoras continuam desrespeitando(Foto:João Garrigó)
Projeto de lei já está em vigor há cinco meses e operadoras continuam desrespeitando(Foto:João Garrigó)

O deputado estadual Paulo Duarte (PT) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa na manhã desta quinta-feira (9) para cobrar a efetivação da lei estadual 4.084, que proíbe o limite de tempo para uso de créditos de aparelho celular pré-pago. O deputado alega que enviou um pedido de providências ao Procon no ano passado, mas recebeu uma resposta que classificou como “enrolação”.

O deputado alega que a lei existe há cinco meses e as operadoras continuam descumprindo. Ele apresentou a cópia de uma mensagem da operadora TIM, informando a um consumidor que o seu crédito iria expirar. Duarte lembrou que as operadoras de telefone já recorreram ao STF (Supremo Tribunal Federal) para derrubar a lei. Porém, enquanto a decisão não sai, o Procon, que defende os direitos do consumidor, precisa tomar providências.

Ao falar do recurso apresentado ao STF, o deputado revelou que as empresas tiveram a “cara de pau” de dizer que o recurso era em defesa dos mais necessitados. “Até que saia uma decisão definitiva a lei está em vigor, senão vira esculhambação. Para a Assembleia é muito ruim... Vai na Europa para ver se isso acontece. Fazem o que bem entendem”. O deputado comparou a “ganância” das operadoras na limitação do crédito com a compra de um saco de feijão. “Se eu compro um quilo de feijão vou ter que devolver o resto ou jogar fora?”.

O deputado Junior Mochi (PMDB) ressaltou que as operadoras de telefonia são as que mais recebem reclamações no Procon e pediu para que toda a Assembleia fiscalize mais intensamente o cumprimento da lei, para que possa, efetivamente, ser revertida em benefício do cidadão. “Dura ou não, a lei tem que ser cumprida”.

O deputado Alcides Bernal (PP) criticou o que classificou como “conversa para boi dormir” e também cobrou a efetivação das leis. “De que adianta a constituição, se as regras estabelecidas de nada valem”. O deputado Lauro Davi (PSB) lembrou de outras brigas na Casa por descumprimento de regras por concessionárias e até planos de saúde. Segundo ele, é preciso cobrar o cumprimento para que o cidadão não tenha que implorar um direito legal.

O deputado Pedro Kemp (PT) se recordou que um deputado luta para conseguir aprovar um projeto e depois as leis não são fiscalizadas, lesando o consumidor mais carente, que usa o celular pré-pago para trabalhar ou ligar quando é necessário.

Nos siga no Google Notícias