ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Após um ano, TSE inicia julgamento de prefeito eleito sub judice de Angélica

João Cassuci, do PDT, foi condenado em 2006 por desvios no Pronaf e se tornou inelegível a partir de 2018

Adriel Mattos | 18/03/2022 08:14
Pedetista foi condenado por crime contra o sistema financeiro nacional. (Foto: Plantão Angélica)
Pedetista foi condenado por crime contra o sistema financeiro nacional. (Foto: Plantão Angélica)

Mais de um ano depois do início do atual mandato, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) inicia na próxima semana, o julgamento do recurso do prefeito eleito sub judice de Angélica, João Cassuci (PDT). O relator do processo, ministro Alexandre de Moraes, pautou o recurso para o plenário virtual de 25 a 31 de março.

O político, que já comandou a cidade do sul de Mato Grosso do Sul, a 272 km de Campo Grande, entre 2001 e 2008, já tinha recorrido à corte, mas teve recurso negado. Caso o TSE mantenha a candidatura impugnada, uma nova eleição será convocada pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral).

Como o pedetista não foi diplomado devido à pendência judicial, ficou impedido de tomar posse. Dessa forma, assumiu a chefia do Executivo municipal o presidente da Câmara, vereador Geraldo Rodrigues, o Boquinha (PSDB).

Boquinha é o prefeito interino da cidade. (Foto: Arquivo/Subcom-MS)
Boquinha é o prefeito interino da cidade. (Foto: Arquivo/Subcom-MS)

Dos 79 municípios, quatro conviveram com interinos a partir de 1º de janeiro de 2021. Após os eleitos perderem os recursos, Sidrolândia efetivou Vanda Camilo (PP), assim como Paranhos fez com Donizete Viaro (MDB) e Bandeirantes com Gustavo Sprotte (PP).

Entenda – Cassuci foi condenado por crime contra o sistema financeiro nacional. Em 2006, quando era prefeito, ele foi acusado pela PF (Polícia Federal) de desviar recursos do Pronaf (Programa Nacional de Agricultura Familiar).

O pedetista acabou condenado em 2016. No processo, ficou comprovada a obtenção ilegal de financiamentos do Pronaf mediante fraude e cadastros falsos. Depois que a verba do programa era liberada pelo Banco do Brasil na conta dos “laranjas” do grupo, o dinheiro era repassado imediatamente para João e os outros acusados.

A condenação o fez cair na Lei da Ficha Limpa, tornando-o inelegível a partir de 2018. Nesse entendimento, a Justiça Eleitoral indeferiu a candidatura de Cassuci. Ele recorreu até o TSE, mas não obteve sucesso até então.

O caso do político se arrastou por mais tempo que das outras cidades por causa de um processo no STF (Supremo Tribunal Federal). O agravo em recurso extraordinário questionava um trecho da Lei de Inelegibilidade, que poderia beneficiar o prefeito eleito sub judice.

Como a corte decidiu pela aplicação retroativa da nova Lei de Improbidade Administrativa - não alterando a condenação do pedetista,  o processo de Cassuci no TSE voltou a movimentar-se, liberando-o para julgamento.

Nos siga no Google Notícias

Veja Também