ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Política

Aprovada a exclusão de agressores de mulheres de programas sociais

Projeto que trata de condenados na Lei Maria da Penha foi aprovado pelos deputados, na sessão de hoje (29)

Leonardo Rocha | 29/05/2019 13:23
Deputados aprovaram projeto durante a sessão desta quarta-feira (Foto: Leonardo Rocha)
Deputados aprovaram projeto durante a sessão desta quarta-feira (Foto: Leonardo Rocha)

Os deputados aprovaram, em primeira votação, o projeto que excluí os agressores de mulheres - condenados pela Lei Maria da Penha - de programas sociais e habitação de Mato Grosso do Sul. A proposta tem a intenção de coibir e trazer uma nova punição a estes crimes.

O projeto ainda precisa passar por segunda votação, antes de seguir para sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB). “Muito já se avançou no que se refere à punição de agressores, porém, ainda existe expressivo número de casos de violência contra a mulher”, disse o autor, o deputado Marçal Filho (PSDB).

O veto a estas pessoas começa quando ela for condenada pela Justiça, e só poderá retornar aos programas sociais, após o cumprimento total da pena, com a devida comprovação. Ficam de fora desta restrição os projetos sociais que tratam da ressocialização de presos.

A proposta teve o apoio da maioria dos parlamentares, no entanto houve voto contrário. Entre eles do deputado José Carlos Barbosa (DEM), que entende que a matéria é inconstitucional. Ele alega que só o governo estadual pode definir regras setor habitacional e que esta “nova punição” aos condenados, não está prevista no Código Penal. “Uma pena complementar é competência apenas da União”.

Nos siga no Google Notícias