A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 19 de Outubro de 2019

12/09/2019 13:05

Aprovadas novas regras para corrigir provas de surdos em concursos

Provas dissertativas ou redações em concursos serão avaliadas por profissionais de Libras

Leonardo Rocha
Deputados aprovaram projeto na sessão desta quinta-feira (Foto: Luciana Nassar/ALMS)Deputados aprovaram projeto na sessão desta quinta-feira (Foto: Luciana Nassar/ALMS)

Os deputados aprovaram, em primeira votação, o projeto que muda a forma de corrigir as provas de candidatos surdos, nos concursos públicos e vestibulares, no Estado. Quando as avaliações forem dissertativas, esta deve ser analisada por profissionais de Libras (Língua Brasileira de Sinais).

A proposta foi aprovada por unanimidade e agora segue para segunda votação, antes de passar pelo crivo do governador Reinaldo Azambuja (PSDB). O autor do projeto, Neno Razuk (PTB), explica que em provas dissertativas, assim como redações, estes candidatos só serão bem compreendidos sobre a reposta e conteúdo, quando passarem por um profissional adequado.

A intenção é que eles não sejam prejudicados, porque os avaliadores não entenderam as respostas nas provas. Para ter acesso a esta mudança, o candidato surdo deve informar no ato da inscrição (concurso e vestibular) em qual das línguas do Brasil ele é alfabetizado.

Caberá a organização do concurso disponibilizar esta opção no formulário. A proposta destaca que qualquer despesa decorrente desta mudança, poderá ser respondida por dotações orçamentárias próprias. Caso seja aprovada, a lei entra em vigor na data da sua publicação.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions