ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, QUINTA  03    CAMPO GRANDE 23º

Política

Aprovado projeto que obriga instalação de elevador com capacidade para macas

Regra passe a valer apenas para os prédios que forem construídos após a aprovação e sanção da lei

Por Fernanda Palheta | 03/07/2025 12:16
Aprovado projeto que obriga instalação de elevador com capacidade para macas
Mesa Diretora da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (Foto: Reprodução)

Foi aprovado, em primeira discussão, o Projeto de Lei 18/2025, que obriga a instalação de elevadores, destinados ao uso coletivo, para o transporte de maca em edifícios públicos ou privados. O texto foi apresentado pelo deputado estadual Paulo Duarte (PSB).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Foi aprovado, em primeira discussão, o Projeto de Lei 18/2025, que exige a instalação de elevadores para transporte de macas em edifícios públicos e privados. A proposta, apresentada pelo deputado Paulo Duarte, visa atender a emergências médicas, especialmente em casos de infarto. A regra se aplicará apenas a novos edifícios.Além disso, foi aprovado o Projeto de Lei 146/2023, que obriga operadoras de planos de saúde a notificar beneficiários com Transtorno do Espectro Autista sobre a suspensão de serviços. Também foi aprovada a campanha “Setembro Amarelo vai à Escola”, que visa promover a prevenção ao suicídio nas escolas.

"Esse projeto foi sugestão de médicos que trabalham no SAMU [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência] com casos concretos de pessoas que moram em prédios, eles chegam e você não tem como colocar a marca dentro do elevador. Imagina uma pessoa que tem um infarto, um atendimento de emergência, pessoas que já morreram", disse ao Campo Grande News.

De acordo com o parlamentar, a proposta prevê que a regra passe a valer apenas para os prédios que forem construídos após a aprovação e sanção da lei, sem impactar os edifícios atuais.

Em segunda discussão, o foi aprovado o Projeto de Lei 146/2023, que obriga as operadoras privadas de planos de saúde a encaminhar aviso prévio aos beneficiários com TEA (Transtorno do Espectro Autista) informando sobre a suspensão ou o cancelamento de seus serviços. O projeto apresentado pelo deputado Junior Mochi (MDB) vai à redação final.

Os deputados ainda aprovaram em redação final o Projeto de Lei 204/2024, que institui a campanha “Setembro Amarelo vai à Escola” a ser realizada todo o mês de setembro com de ações de mobilização, palestras, debates, encontros, panfletagens, eventos e seminários visando sensibilizar a prevenção à automutilação e ao suicídio. O texto apresentado pela deputada Mara Caseiro (PSDB), prioriza os alunos do Ensino Médio das escolas estaduais, mas prevê a realização em escolas municipais e estabelecimentos particulares.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias