ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Política

Às vésperas de convenção, senador declina e deixa Tebet com outra opção de vice

Tasso Jereissati era o nome provável para compor com MDB

Jéssica Benitez | 26/07/2022 16:51
Simone e Tasso atuam juntos no Senado (Foto Agência Senado)
Simone e Tasso atuam juntos no Senado (Foto Agência Senado)

Cotado para vice desde que a senadora Simone Tebet (MDB-MS) lançou pré-candidatura à presidência da República, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) declinou do convite, segundo o Jornal Folha de São Paulo. Agora o nome ventilado para compor chapa com a emedebista seria o da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA). Caso seja confirmada, será a primeira composição feita somente por mulheres na história da política brasileira.

De uns dias para cá, Tasso já dava sinais de que não toparia encarar a corrida eleitoral ao lado de Simone e, inclusive, aceitou aceno do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com quem deve se reunir nesta quarta-feira (27), mesmo dia em que a convenção do MDB, bem com o do PSDB e Cidadania, que formam uma federação, ocorrem.

O senador, no entanto, também não vai lançar candidatura a qualquer outro cargo. Simone vem enfrentando obstáculos não só para compor chapa, mas para manter sua candidatura. Nesta segunda-feira (25) ala Lulista do MDB tentou adiar a convenção do partido, sob alegação de que a forma remota em que vai acontecer não mantém o sigilo de voto, assegurado pela Justiça Eleitoral.

Mas na manhã desta terça-feira (26) o pedido foi negado pelo presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Edson Fachin. “Há regra expressa no edital de convocação asseverando que será garantido o sigilo do voto; a parte requerente não fez, a essa altura, demonstração suficiente em sentido contrário. Não há prova minimamente robusta de que a garantia prevista no edital não será cumprida. À falta de tais elementos, o deferimento da liminar não se alça como solução adequada e razoável, nesse momento”, justificou a decisão.

Nos siga no Google Notícias