ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Política

Assembleia aprova criação de fundo para ressarcir cartórios

Projeto enviado pelo TJ-MS prevê ressarcimento devido a serviços que são gratuitos à população

Leonardo Rocha | 02/10/2019 13:12
Deputados aprovaram projetos durante a sessão desta quarta-feira (Foto: Assessoria/ALMS)
Deputados aprovaram projetos durante a sessão desta quarta-feira (Foto: Assessoria/ALMS)

Os deputados aprovaram, em primeira votação, a criação de um fundo que vai ressarcir cartórios pelos atos e processos que são gratuitos à população, como certidão de nascimento e óbito, assim como outros documentos que não trazem custos. A proposta foi enviada pelo TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).

O relator do projeto, o deputado Gerson Claro (PP), explicou que o chamado “Fundo Garantidor da Renda Mínima do Registrador Civil”, será uma forma de indenizar pelo serviço que oferecido sem custos, mas que existem profissionais que realizam o trabalho.

“Nós aprovamos a possibilidade para criação do fundo, agora caberá ao Tribunal de Justiça definir as regras e regularizar coo vai funcionar na prática”, disse o relator. Ele ponderou que entre as fontes de financiamento, está o próprio Funjecc (Fundo Especial para Instalação, Desenvolvimento e Aperfeiçoamento das Atividades dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais).

O projeto ainda prevê recursos para o fundo advindos de “selos de autenticidade”, valores decorrentes de multas, entre outros. Caberá ao TJ-MS, por meio do conselho administrativo, no prazo de 30 dias, estabelecer a renda mínima e as regras desta lei.

Fundo do trabalho – Também foram aprovadas a criação do Fundo Estadual do Trabalho e o Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda. Estes órgãos serão vinculados à Sedhast (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho) e será gerido pela Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul).

“Nos mesmos moldes do fundo de segurança, a intenção é conseguir recursos federais para esta área de emprego e renda, sendo necessário criar estes órgãos para ter acesso a esta verba financeira”, explicou o deputado José Carlos Barbosa (DEM), líder do Governo.

Nos siga no Google Notícias