ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Assembleia aprova programa para pacientes com doenças crônicas

Leonardo Rocha | 19/08/2015 13:25
Deputados aprovam seis projetos, entre eles o que prevê atendimento domiciliar a pacientes com doenças crônicas (Foto: Roberto Higa/ALMS)
Deputados aprovam seis projetos, entre eles o que prevê atendimento domiciliar a pacientes com doenças crônicas (Foto: Roberto Higa/ALMS)

Os deputados aprovaram, em primeira votação, o projeto do deputado Paulo Corrêa (PR) que cria um programa de atendimento domiciliar a pacientes acamados ou que tenham doenças crônicas, tendo uma visita de um médico a cada quinze dias, evitando assim que estes pacientes tenham que se deslocar para unidades de saúde.

A matéria agora segue para as comissões permanentes de mérito, para depois retornar ao plenário em segunda votação. O autor da proposta ressaltou que estas medidas podem contribuir e desafogar com os atendimentos nas UPAs (Unidade de Pronto Atendimento), o que pode inclusive trazer economia de gastos na saúde.

A intenção não é buscar a cura total ao paciente, mas proporcionar uma melhor qualidade de vida a ele e sua família, com tratamento mais adequado. “Essas pessoas acamadas necessitam do apoio de membros da família para se deslocar até o posto e esses familiares acabam se ausentando do trabalho para atendê-los”.

Outros – Foram aprovados dois projetos do deputado Márcio Fernandes (PT do B), também em primeira votação, o primeiro que cria o Programa Empresa Amiga da Educação em Mato Grosso do Sul. Esta proposta tem a intenção de estimular pessoas jurídicas para contribuir para um melhor qualidade ensino na rede estadual e municipal.

Elas poderão participar por meio de doações de materiais, realização de obras de manutenção, conservação, reforma e ampliação de prédios escolares ou de outras ações que visem beneficiar o ensino nas escolas. Nesta política, as empresas podem divulgar, com fins promocionais e publicitários, as ações praticadas em benefício da escola adotada.

O segundo projeto estabelece as diretrizes para o controle reprodutivo de cães e gatos no Estado. A intenção é intensificar a castração de animais, para evitar que muitos fiquem nas ruas, como acontece atualmente. De acordo com o autor, entre os anos de 2006 e 2012, o Centro de Controle de Zoonoses castrava 40 felinos por dia, porém nos anos seguintes o número caiu para 15 por dia.

Os deputados ainda aprovaram a proposta de Cabo Almi (PT) que obriga a autenticação eletrônica nos boletos e documentos de compensação bancária. Para que os consumidores tenham este pagamento visível, além de evitar a perda de papel anexo a quitação de faturas. O projeto de Renato Câmara (PMDB) que institui o selo de empresa amiga da terceira idade em Mato Grosso do Sul, também teve a aprovação dos parlamentares.

Nos siga no Google Notícias