ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Política

Assembleia Legislativa aprova PEC da Ficha Limpa para cargos no governo de MS

Proposta foi iniciativa pelo deputado Amarildo Cruz

Juliene Katayama | 10/02/2015 14:39
Amarildo (dir.) disse que contratar pessoas inelegíveis fere o princípio da moralidade (Foto: Roberto Higa/ALMS)
Amarildo (dir.) disse que contratar pessoas inelegíveis fere o princípio da moralidade (Foto: Roberto Higa/ALMS)

Os deputados estaduais aprovaram nesta terça-feira (10) a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que veda a contratação ou nomeação de “ficha suja” para função de confiança ou a nomeação para emprego, cargo efetivo ou em comissão de pessoa em situação de inelegibilidade.

O projeto foi assinado pelo deputado Amarildo Cruz (PT) que defendeu que a contratação de pessoa “ficha suja” viola o princípio da moralidade. “O objetivo da proposta é estender aqueles que ingressam no serviço público, tanto efetivo como comissionado, as mesmas regras da Lei da Ficha Limpa”, defendeu na tribuna.

Outro projetos – Também foi aprovado em segunda votação o Projeto de Lei 103/13, de autoria do deputado Márcio Fernandes (PTdoB), que determina o uso de pulseiras de identificação em pacientes tanto da rede pública quanto da rede privada no Estado.

O usuário pode estar em observação, internação ou que irão realizar procedimentos invasivos ambulatoriais. Segundo a proposta, o material não poderá ser reutilizado. Além disso, deverá ser inviolável e intransferível, resistente à água, não tóxica e hipoalergênica.

Na pulseira deverá constar o nome do paciente, idade, ala onde está alocado e nome do médico responsável. A identificação deverá ser impressa diretamente na pulseira. Não será permitida a identificação manuscrita.

Os parlamentares ainda mantiveram o veto parcial ao Projeto de Lei 110/14, do deputado Cabo Almi (PT), que institui a Festa Pantanal Pequi, fruto símbolo do cerrado, a ser comemorado no dia 20 de fevereiro de cada ano.

Nos siga no Google Notícias