A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

11/11/2011 08:04

Assembleia realiza audiência para debater a educação superior indígena

Wendell Reis

O deputado estadual Pedro Kemp (PT) realiza uma audiência pública nesta sexta-feira (11), às 13h30, para debater a “Educação Superior Indígena em Mato Grosso do Sul”. O debate proposto em parceria com o Projeto de Rede de Saberes discute a realidade de cerca de 700 acadêmicos indígenas do Estado, que buscam a implementação de políticas públicas que garantam a permanência deles no ensino superior.

A assembleia espera a participação de 150 estudantes. Lideranças indígenas revelam que boa parte dos estudantes acaba desistindo da graduação por conta da falta de políticas de acesso e permanência como transporte, estada, alimentação, vestuário e material escolar, além de um suporte acadêmico.

Uma comissão de quatro acadêmicos indígenas foi a Brasília no dia 21 de agosto e entregou um documento com a reivindicação ao MEC (Ministério da Educação). Porém, não receberam resposta.

Para a audiência foram convidados o secretário de Educação Superior do MEC, Luiz Cláudio Costa, o presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Márcio Meira, o deputado federal Antônio Carlos Biffi (PT), da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, a secretária de Estado de Educação, Maria Nilene Badeca da Costa, a secretária de Estado de Assistência Social, Tânia Mara Garib e os reitores das universidades públicas e particulares do Estado e o Ministério Público Federal.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions