ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Política

Assembleia vai discutir cenário da produção leiteira em MS

Evento vai ocorrer na próxima segunda-feira (11), a partir das 13h, no plenário da Casa de Leis

Leonardo Rocha | 09/11/2019 13:47
Produção de leite em Mato Grosso do Sul (Foto: Embrapa Gado de Leite)
Produção de leite em Mato Grosso do Sul (Foto: Embrapa Gado de Leite)

A Assembleia Legislativa vai realizar na próxima segunda-feira (11), a partir das 13h, uma audiência pública sobre os desafios da “Atividade Leiteira” em Mato Grosso do Sul. O evento irá ocorrer no plenário da Casa de Leis, com a participação de representantes do setor e da sociedade civil.

Proposto pelo deputado Renan Contar (PSL), o evento pretende discutir os problemas e eventuais soluções para o setor, em busca de melhor o cenário da atividade no Estado. Uma das pautas do debate será a “escassez da matéria-prima”, que é anunciado pelos especialistas como um dos pontos para que os produtos não emplaquem em Mato Grosso do Sul.

“O setor leiteiro é estratégico para Mato Grosso do Sul e precisa ser tratado com tal. Temos total condição de avançar e ocupar um espaço de destaque no cenário nacional, considerando que o nosso produtor rural tem caminhado para a profissionalização e tem adotado um perfil empreendedor”, disse o parlamentar.

Outro tema que será discutido é sobre o ICMS cobrado aos pequenos produtos de leite, que reclamaram que o imposto é menor em outros estados, o que atrapalha o escoamento da produção, já que se fixa um custo mais elevado do leite, assim como outros fatores da cadeia produtiva.

Apesar disto, o volume de leite captado pelas indústrias no SIF (Serviço de Inspeção Federal) nos primeiros oito meses do ano (2019) chegou a 113,2 milhões de litros em Mato Grosso do Sul, apresentando crescimento de 1,04% em relação ao mesmo período de 2018, segundo o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Nos siga no Google Notícias