ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Política

Assembleia vai promover discussão sobre diabetes no sistema prisional

Evento vai ocorrer na próxima segunda-feira (26), com a participação de especialistas e representantes do setor

Leonardo Rocha | 23/03/2018 12:58
Audiência pública vai ocorrer no plenário da Assembleia (Foto: Assessoria/ALMS)
Audiência pública vai ocorrer no plenário da Assembleia (Foto: Assessoria/ALMS)

A Assembleia Legislativa vai promover na próxima segunda-feira (26), um evento para discutir a incidência de tuberculose no sistema prisional de Mato Grosso do Sul. Para fazer parte do debate foram convidados representantes do setor de saúde, entidades de classe e servidores que trabalham nos presídios.

O evento proposto pelo deputado Junior Mochi (MDB), terá a presença do pesquisador Júlio Henrique Rosa Croda, da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), que vai apresentar uma palestra sobre o tema.

"A tuberculose está entre as doenças infecciosas que mais mata no Brasil. O cenário é ainda mais grave quando se trata dos presídios, pois a doença se dissemina diante das condições precárias de higiene, de ventilação e de iluminação solar nas celas”, disse Junior Mochi. O deputado alega que é preciso mais cuidado na triagem para detectar os casos de forma precoce.

Segundo a organização do evento, no Brasil a cada ano são notificadas aproximadamente 70 mil ocorrências da doença e 4,5 pessoas morrem em decorrência da enfermidade. A expectativa da OMC (Organização Mundial da Saúde) é que em um conjunto de esforços possam eliminar a tuberculose até 2035.

De acordo com os pesquisadores, a taxa de tuberculose em pessoas que foram encarceradas em Mato Grosso do Sul no primeiro mês era de 7,9% para homens e 8,3% às mulheres, no entanto após um ano (prisão), 26% daqueles que não tinham, acabaram adquirindo a doença.

Nos siga no Google Notícias