ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Política

Associação que apoia Uber quer regra para contratar motorista auxiliar

Norma sobre o serviço não agradou e prefeitura faz coletiva sobre o assunto

Mayara Bueno e Richelieu de Carlo | 27/02/2017 09:45
Prefeitura de Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio).
Prefeitura de Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio).

Representando os usuários de Uber em Campo Grande, a Applic (Associação dos Parceiros em Aplicativos de Transporte de Passageiros e Motoristas Profissionais Autônomos) quer para o serviço vantagens e regras semelhantes às dos taxistas.

A associação está na prefeitura da Capital, nesta segunda-feira (27), onde o prefeito, Marquinhos Trad (PSD), concederá coletiva sobre a regulamentação do serviço de caronas pagas.

Conforme o vice-presidente da entidade, Wagner Antônio Peres, o pedido é para que, além das 490 autorizações que o decreto de regulamentação – publicado na sexta-feira (24) – prevê, o município emita licença para 490 auxiliares, que são empregados para trabalhar no serviço, mas não são os donos dos veículos, como acontece no serviço de táxi. 

Outra demanda é que, diferente do que a norma impõe, a titularidade do veículo possa estar em nomes de outras pessoas. O vice-presidente explicou que muitos motoristas usam carros de parentes ou até mesmo alugam os automóveis para trabalharem.

Uma das previsões do decreto é que o veículo tenha placa vermelha para identificação, regra que é “aceita”, desde que seja concedida isenção do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor) e desconto de 30% para compra de veículos, a exemplo do que ocorre com os donos de alvarás de táxis em Campo Grande.

Sobre a concessão das permissões, Wagner afirmou que dará preferência aos servidores que estiverem desempregados.

Conhecido como o serviço semelhante ao do táxi, o Uber caiu no gosto por ser mais barato. A regulamentação não foi bem vista pelos campo-grandenses por diversos pontos. Um deles é que a proposta reduz mais que a metade de número do veículos prestadores do serviço, que hoje giram em torno de 1 mil.

Nos siga no Google Notícias