ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

Assomasul diz que 90% dos municípios têm dificuldade financeira

Fabiano Arruda | 31/01/2013 08:44
Douglas Figueiredo recomendou cautela e economia aos prefeitos. (Foto: João Garrigó)
Douglas Figueiredo recomendou cautela e economia aos prefeitos. (Foto: João Garrigó)

O presidente eleito da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Douglas Figueiredo (PSDB), revelou, nesta quinta-feira, que 90% das Prefeituras do Estado enfrentam algum tipo de dificuldade financeira como atraso na folha de pagamento do funcionalismo público ou dívidas com fornecedores.

O número indica 71 dos 79 municípios nesta situação. Na lista aparecem cidades como Costa Rica, Bataguassu, Nioaque, Coxim, Rio Verde, Aquidauana, Rio Negro, Pedro Gomes e Sidrolândia.

O maior empecilho é colocar os salários em dia, pois, na maior parte dos casos, prefeitos herdaram administrações com dificuldades financeiras, sobretudo, por conta da queda do repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) ao longo do ano passado.

O motivo foi endossado por Douglas. Segundo ele, são os municípios que têm arcado com a conta da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), concedida pelo Governo Federal. O tributo faz parte da composição do FPM.

O presidente da Assomasul também fez um balanço sobre os três dias do encontro de prefeitos realizado de segunda até ontem (30) em Brasília. Conforme ele, há a expectativa de investimentos em habitação, saneamento, asfalto e drenagem, além de construção de creches e recuperação de estradas vicinais. No evento, a presidente Dilma Rousseff (PT) anunciou liberação de mais de R$ 60 bilhões para auxiliar os municípios entre outras medidas.

Conforme Figueiredo, mesmo com a sinalização, será necessária agilidade na liberação das verbas. Ele vai pedir auxílio da bancada federal de Mato Grosso do Sul para pressionar ministérios nesse propósito. Além disso, pediu cautela e economia aos prefeitos neste início de ano.

Douglas voltou a reforçar que as Prefeituras precisam de capacitação e preparação técnica na elaboração de projetos para obter os recursos federais. Segundo ele, é a principal carência das administrações municipais. O tucano abordou os temas durante entrevista concedida a TV Morena, afiliada da Rede Globo, nesta manhã.

Nos siga no Google Notícias