ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, DOMINGO  25    CAMPO GRANDE 20º

Política

Audiência pública debate notificação compulsória do câncer na terça-feira

Objetivo consiste em aprimorar políticas públicas relativas a prevenção, diagnóstico e tratamento da doença

Kleber Clajus | 03/06/2018 15:53
Audiência pública debate notificação compulsória do câncer na terça-feira
Evento foi proposto por João Grandão (PT), mas não será o único sobre a saúde na Casa de Leis (Foto: Luciana Nassar)

A notificação compulsória do câncer e definição de prazo para diagnóstico da doença serão debatidos durante audiência pública, às 15h de terça-feira (5), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. O evento foi convocado pelo deputado estadual João Grandão (PT).

Participam do debate integrantes da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama e da Associação de Combate ao Câncer da Grande Dourados. 

Na pauta de discussão, pretende-se identificar os gargalos na assistência aos pacientes em etapas de diagnóstico e tratamento, bem como prevenção a doença considerada a segunda maior causa de mortalidade no país. O diagnóstico precoce, neste caso, assegura melhores resultados na luta contra o câncer e o evento visa aprimorar as políticas públicas existentes.

EAD - Os cursos à distância na área da saúde também serão debatidos em audiência pública, às 14h30 de sexta-feira (8), a pedido do deputado estadual Paulo Siufi (MDB). 

Há questionamento, por parte do parlamentar, sobre a qualidade atribuída pelo EAD (Ensino à Distância) a formação de profissionais da saúde que atuarão no setor.

"Estudantes precisam vivenciar na prática o que aprendem com as teorias ministradas, nos cursos a distância isso não é possível, defendo esse tipo de ensino para outros cursos, não para a área de saúde", destacou Siufi, até como justificativa para debater o tema.

Nos siga no Google Notícias