ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Política

Audiência vai debater as regras do programa "cota zero" em MS

Evento vai ocorrer no plenário da Assembleia, a partir das 14h, com a participação de representantes da cadeia pesqueira

Leonardo Rocha | 21/03/2019 08:26
Audiência vai ocorrer no plenário da Assembleia (Foto: Assessoria/ALMS)
Audiência vai ocorrer no plenário da Assembleia (Foto: Assessoria/ALMS)

A Assembleia realiza nesta quinta-feira (21), a partir das 14h, uma audiência pública sobre as regras do decreto do programa “cota zero”, que visa proibir a partir de 2020, o transporte de peixe por pescadores amadores. O evento terá a participação de representantes do setor, assim como pessoas ligadas à cadeia pesqueira.

A audiência foi proposta pelo deputado Cabo Almi (PT), que tenta na própria Assembleia Legislativa, suspender o decreto do governo estadual, por ao menos 120 dias. Ele apresentou projeto com esta finalidade, que por enquanto ainda está parado na CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação).

O deputado alega que mesmo com a proibição do transporte a partir de 2020, já foram criadas regras intermediárias, que afetam o setor pesqueiro. O decreto do governo estadual prevê que pode se levar para casa um exemplar (peixe), mais cinco quilos de pescado, para que o pescador amador já comece a adequar as novas regras.

O evento que vai ocorrer nesta tarde (21), terá a participação de representantes do setor pesqueiro, assim como de comércios e pousadas que tem seu rendimento em locais onde a pesca amadora é forte, em Mato Grosso do Sul.

A proposta para suspender o decreto pode nem chegar ao plenário, já que o líder do Governo, o deputado José Carlos Barbosa (DEM), vai tentar convencer os colegas de CCJR, a arquivar a matéria ainda na comissão, já que alega que as regras impostas pelo governo são “legais”, pois o poder executivo pode tratar sobre o tema.

Decreto cria regras para transporte de peixes por pescadores amadores (Foto: Divulgação/PMA)
Decreto cria regras para transporte de peixes por pescadores amadores (Foto: Divulgação/PMA)

Novas regras – De acordo com o decreto da “cota zero” o pescador amador poderá levar até cinco quilos de pescado, um exemplar de qualquer espécie e cinco exemplares de piranha, neste ano. A partir de 2020, o transporte de peixes será proibido, podendo consumir apenas no barranco.

Entre as novas regras aparece o aumento do número de espécies de peixes com tamanho mínimo autorizado para retirada dos rios, de 9 para 21. Além disso, também fixa tamanho máximo para quatro espécies consideradas. O objetivo segundo o governo estadual é repovoar o número de peixes nos rios do Estado, além de incentivar a modalidade “pesque e solte”, para melhorar o turismo local.

Nos siga no Google Notícias