A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

23/05/2013 12:22

Bacha ganha prazo dos índios para retirar bois e prevê mais mortes

Aline dos Santos e Luciana Brazil
Manifestação contra as demarcações.Manifestação contra as demarcações.
Ricardo Bacha hoje cedo na Assembleia.Ricardo Bacha hoje cedo na Assembleia.

Dono de fazenda invadida por índios em Sidrolândia, o ex-deputado Ricardo Bacha ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa hoje para anunciar que parte para o tudo ou nada. “Tenho prazo de até 24 horas para tirar as coisas de casas. Mas vou para lá. Não vou deixar para meus filhos a lembrança de um pai acovardado”, declarou. Sobre o conflito fundiário, foi taxativo: “Tenho certeza que vai morrer mais gente”. O prazo dado pelos índios é para retirar 300 cabeças de gado.

Bacha relatou que a sede da fazenda Buriti foi invadida pelos terenas na tarde do último sábado. “Soltaram bombas e rojões, cortaram a energia elétrica, arrombaram a porta”, conta. Segundo o fazendeiro, o grupo tem reforço de “gente loira” e índios de outras aldeias. “Fomos acuados, desmoralizados”, diz.

Conforme o fazendeiro, mais de 300 hectares foram invadidos por índios em Sidrolândia. Bacha defende a presença da Força Nacional e do Exército para defender a ordem. A saída dos índios das fazendas, que deveria acontecer no último sábado, foi suspenso até a próxima quarta-feira, quando será realizada audiência na Justiça Federal.

Em nota, a PF (Polícia Federal), declarou que “comissão formada por representantes da Polícia Federal, do Ministério Público Federal e da Justiça Federal, após vistoria, constatou que o prédio sede da fazenda Buriti não foi invadido, saqueado ou depredado”.

O presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Francisco Maia, usou a tribuna para dizer que as questões são de repercussão nacional e que o que está em jogo não é um caso isolado e sim o futuro do Estado.
“Ou segue a Constituição, ou vamos seguir a lei dos homens”, declarou. Chico Maia disse também que os proprietários não querem transformar as áreas em praça de guerra. “Índio precisa do Estado, ser reintegrado na história”, completou.

Na Assembleia, fazendeiros dizem que índios vão provocar "falência"
Produtores rurais ocupam a Assembleia Legislativa na manhã desta quinta-feira para falar das invasões de indígenas nas fazendas da região entre Sidro...
Procurador garante que índios não invadiram casa de Bacha em fazenda
O procurador Emerson Kalife Siqueira, do MPF (Ministério Público Federal),  nega que os índios invadiram a casa de Ricardo Bacha na fazenda Buriti, e...


pra falar de índigenas temos que ter muita profundidade, a relação com a terra eh diferente, nossas argumentações eurocêntricas não servem como análise...
 
fabio cardias em 01/06/2013 11:35:17
Não tenho dúvida se haverão mais mortes! Credito a esse imbróglio Jurídico que se arrasta há alguns anos na região deve-se a Governo Dilma que não teve agilidade e competência para tratar da questão. As etnias estão se dizimando e perdendo sua cultura por conta de não ter do Governo Federal as políticas bem definidas que garantam terra e condições de sobrevivências para os povos indígenas!
 
Prof. Janio Batista de Macedo em 30/05/2013 21:46:32
A Amazonia é uma região que mais se identifica com os indios, pois é local de florestas, rios e caça e pesca em abundancia. Remove-los para lá seria o procedimento que mais vem de encontro com a relação custo beneficio, assim, a Amazonia não seria depredada e os indios estariam em seu habitat natural. As ONGs e a FUNAI deixariam de incomodar os pecuaristas e lavoureiros que produzem riquezas. A região da Raposa Serra do Sol foi um desastre e que sirva de exemplo do abandono que virou depois da retirada dos produtores de Arroz.
 
Anilton Souza em 25/05/2013 20:41:50
Se quando o homem branco aqui chegou só havia índios, teremos que devolver o país todo para eles, e a população vai viver de quê? Melhor pensar um pouco antes de dizer tantas bobagens. O caso é muito grave e há poucas pessoas realmente interessadas em resolvê-lo.
 
Angela marina em 24/05/2013 12:52:24
...Antes, 80% do grão era cultivado na região Sul, enquanto hoje mais de 60% é produzido nas regiões de Cerrado do Centro-Oeste. CENTO OESTE, por coincidência é também nesta região que concentra-se a maior população e demarcação de terras indígenas, lembrando que nem um grão é produzido por eles. Enquanto que, sendo eles os mais Brasileiros dos Brasileiros e tendo nossa Amazônia sendo vergonhosamente desmatada, com certeza eles a defenderiam com unhas e dentes, ou melhor com arcos e fachas.
 
Márcia Amorim em 24/05/2013 07:15:45
Ainda sobre os legítimos Brasileiros, assim como os "invasores" brancos cuidam e cultivam a terra, quanto mais fariam os verdadeiros donos dela, por nossa Amazônia. Além de viverem no seu habitar natural (fauna e flora) umas vez que tiramos-lhes este direito ao fazer deste País o maior exportador mundial de soja, carne bovina e carne de frango - além de manter-se na liderança do café, açúcar, suco de laranja . Outro produto tradicional, o algodão, deve ter o maior incremento na produção (48%) e nas exportações (68%).
O maior dos fenômenos do campo, a soja, provocou mudanças profundas na geografia agrícola. A produção saltou de 15 milhões de toneladas para mais de 50 milhões em pouco mais de 20 anos.
 
Márcia Amorim em 24/05/2013 07:08:49
... quando mencionei a Bíblia, disse também que não havia lindo ainda, onde Deus deu a terra ao homem tendo como critério a etnia, assim sendo, entendo que a terra é de quem nela produz e não só produz, como sustenta este País, inclusive quem a quer e nada faz com ela. A proposito concordo com o Marcos Aurélio, leva-los para a Amazônia seria muito justo, afinal lá eles poderiam viver sua cultura, seus costumes sem nenhum "branco" para atrapalhar, assim como eu Sul-Mato grossense amo o pantanal e a comida tipica, eles com certeza adorariam, viver em Ocas, nus, caçando e pescando.
 
Márcia Amorim em 23/05/2013 23:23:56
Segundo à História do Brasil, quando Brasil foi descoberto só encontram índios habitando aqui, portanto o homem branco é que invadiu as terras indigenas.
 
helena da costa andrade em 23/05/2013 21:05:49
que absurdo isso que está acontecendo e as nossas autoridades fica a ritimo de carrocinhas, se começar a dar tudo que for pra esses indios...de que nós população da cidades vamos viver? Será que esqueçaram que os alimentos vem das terras, produzidas de grandes suores dessas pessoas do campo que são os agricultores os pecuárista, etc...te garando que não vai os indios que vão colocar alimentos as nossas mesas porque eles não querem não, pois só vivem daquilo que o governo manda eles, pra que trabalha se recebe tudo de graça....
 
Maria Oliveira em 23/05/2013 19:27:23
Como vai ser a devolução do Vale do Anhangabau, onde diz a historia o jesuitas rezavam missa para os indios ou o ESTADO vai fazer graça com o chapéu dos outros e usar como boi de piranha uns alguns produtores de um lugar, no canto do Brasil, que ate hoje teimam em chamar pelo nome errado, "e do Sul". Temo pela segurança da familia Bacha, pois temos recentemente o caso de Douradina aonde para quem quiser ver tem um video no youtube, do assassinato de um produtor rural de Douradina. E aterrorizante o produtor AMARRADO e agonizando quando a policia vai socorre-lo. Estes sao os mocinhos que querem nos passar de coitadinhos.
 
jose roberto em 23/05/2013 19:23:52
Lamentável a situação, os índios não tem o direito de invadir nada! Os produtores rurais estão sendo saqueados e humilhados! E o governo? Nem se fala, temos uma Presidenta que é fantoche dos interesses de países do 1º mundo, querem destruir um grande produtor de alimentos e maior mantenedor de água potável.....pensem nisto. Se continuarem com esta insanidade, a coisa toda pode piorar muito, pois para se começar um conflito basta um tiro!
Queremos que a justiça seja feita, porém corretamente! Não com essas ações politiqueiras, ridículas! Lutem pelos seus direitos produtores, garanto que a maior parte dos esclarecidos estarão junto com vocês!!!!!
 
Cláudio Roberto de Oliveira em 23/05/2013 19:09:08
Brilhante o testemunho da Marcia Amorim. Retratou muito bem o que e a realidade. Como hoje, o ESTADO vai dar de resposta a pessoas que foram trazidas e assentadas na decada de 50 para a reforma agraria promovida pelo ESTADO (Getulio Vargas), como dizer a estas pessoas que o ESTADO errou e que tudo que foi feito nao vale nada, que o sacrificio humano de abrirem a fronteira agricola, isto na decada de 50, sem medicos, recursos enfim na maior dificuldade agora deve ser entregue aos indios por que o ESTADO errou. Alias Sr. Rinaldo, o senhor deveria ajudar dando a tua casa ou dos teus pais para ajudar na devolução de tudo que foi dos indios ou alguém duvida que o Brasil um dia pertenceu aos indios. Cabral quando chegou aqui encontrou o que?? loiras de cabelos brilhantes e olhos azuis ??
 
jose roberto em 23/05/2013 19:05:48
Alei Divina é correta sem falhas, sem juiz para julgar, Se o Ricardo Bacha, realmente comprou esta fazenda honestamente, sem dar calote em ninguem, DEUS vai julgar ele, e vai dar devolta sua fazenda, agora se foi adquirida ilegalmente, a 30, 40 ou 50 anos atras, tambem DEUS o julgara ele vai perdeder, tudo que nos fizermos errados aqui na terra, pode durar o tempo que for, mais vamos pagar com a dor e a cobrança DIVINA.
 
Lenine Ferreira em 23/05/2013 18:09:04
oua lei paratodos todos temos direito a terra todos temos sague de imdio negro e portugus kero a miha TERRA TAMBEM MEUS DENSEDNTE ERAO INDIO E TODOS TEMOS SAGUE DE INDIO ISTO E O BRASIL GUERA DE PAPEL E TINTAQ E SANGUE DE RA MA DO NAS TERRA KE BRASI E ESE
 
SAMIR DA CONCEICAO ESPINDOLA em 23/05/2013 18:04:31
...Deus ordenou que o 'HOMEM', vivesse da terra, e eu ainda não encontrei na bíblia nenhuma referencia a etnia logo, a terra é de quem produz nela. E só colhemos e/ou usufruímos quando plantamos, seja o que for. Exemplo: tem etnia com o dom da caça e pesca, então! porque não viver disso?
 
Márcia Amorim em 23/05/2013 18:02:06
..lembrando, que estou opinando a este respeito sem considerar neste caso o livro da verdade A BÍBLIA, pois se me embasar no que ela diz, aí deixa de ser opinião e passa a ser a verdade o que escrevi aqui, pois temos exemplos como Adão, Caim, Abraão, Davi etc.. basta ler o livro de Gênesis, segue um parte do texto: com dor comerás dela todos os dias da tua vida.
Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.
No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.
Gênesis 3:17-19
 
Márcia Amorim em 23/05/2013 17:55:45
Bom na minha opinião, já que os índios querem terras, para não fazerem nada como aqui na minha cidade tem uma aldeia, 99% das terras que eles tem são arrendados para outros fazendeiro!!! Mas já que eles querem terra mesmo então vamos dar, já q os índios "vivem de caça e pesca", vamos dar a amazônia p eles, la tem muita mata, caça e pesca, em troca eles cuidam a amazônia contra o desmatamento, seria uma das soluções bem fácil e de resolver! Afinal o que adianta dar terras produtivas se eles não produzem nada o que comer. E também depois que darmos a amazônia p eles, eles nos devolvem todas as tecnologias que eles usam como celular, carro, moto, avião, e até cargos políticos que eles tem...
 
Marcos Aurélio em 23/05/2013 17:45:45
...consertar, enquanto que os donos do mundo, quer dizer, das terras, se a bateria do celular "vicia", simplesmente jogam com o aparelho e tudo na "suas terras", não porém sem antes chamar um táxi para traze-los a cidade e comprar outro sempre o melhor disponível na loja. Aí pergunto!!! CADÊ O BRASIL DA IGUALDADE, ou esse Brasil é igual dependendo da etnia? outra pergunta a terra é do índio?porque eles estavam aqui, então o que é de direito dos "negros" que trabalharam, produziram, fizeram este País abaixo de chicote e tronco. ah!!só pra informar (sou parda), Sr. Ricardo Bacha, não sei no que posso ajuda-lo, mas se precisar vou com o senhor defender o que é seu, e acima de tudo honra-lo como pai, pois é o que eu faria pelo meu.
 
Márcia Amorim em 23/05/2013 16:58:09
... na verdade os que mais defendem os índios, são os que menos os conhecem, aqui do período de 26 a 10 do mês seguinte, a cidade é tomada por índios, cada um em um táxi (lembrando que vivem numa aldeia onde a distancia de uma casa, sim! casa e muito bem construída de alvenaria, TV por assinatura, ar condicionado,internet, em muitas casas um notebook para cada morador ), bem, voltando ao assunto, ao invés da carona camarada que tanta gente "branca" dono de nada, mas pagadores de impostos utilizam "os donos da terra, fazem carreata de táxi para virem a cidade, receber aposentadoria, bolsa"tantas" e comprarem tudo muito bem congelado para armazenarem em seus freezer horizontais em suas humildes "residencias". Mas um exemplo, quando nosso pobre celular estraga os "donos de nada" manda...

 
Márcia Amorim em 23/05/2013 16:46:29
Discordo totalmente quando alguém afirma que antes de "chegarmos" aqui, as terras eram dos índios, porque?, quem disse? o fato de eles viverem aqui não lhes dão este direito, terra, assim como qualquer outro bem é de quem adquire, comprando ou ganhando, mas alguém pagando por isso. Os índios aqui da minha região que tem terra de sobra não cultivam nada, aliás o que se vê por aqui são os mercados cheios de "donos da terra" comprando até mandioca congelada,aí antes que alguém diga, mas o governo não dá suporte, não prepara os índios para o plantio; respondo: sou filha de uma pequeno agricultor que criou, educou sete filhos, chagando aqui na década de 50 e cultivou a terra na base da enxada, foice e arado guiado por cavalo. Este homem já se foi, mas vivemos até hoje desta pequena área de 30ha
 
Márcia Amorim em 23/05/2013 16:37:46
Será que os defensores de unhas e dentes dos indígenas já assistiram os índios trocando a cesta básica dada pelo governo por corotinhos de cachaça e, depois saem propagando que não receberam alimento?
 
marina miranda em 23/05/2013 16:11:53
(“Índio precisa do Estado, ser reintegrado na história”, completou.) Esse comentário do Chico Maia resume tudo. Os fazendeiros tem seus direitos que precisam ser respeitados. Os índios por sua vez são seres humanos, acuados. Sua antiga liberdade agora está presa entre fios de arame farpado de alguns hectares de terra. Sem dignidade, sem apoio, sem ajuda para compreenderem melhor esse "admirável mundo novo". Faço minhas as palavras do Chico Maia. “Índio precisa do Estado, ser reintegrado na história”.
 
Aldo Silva Rocha em 23/05/2013 16:04:01
Ante o quadro reinante já há alguns anos, confesso que já fui muito mais brasileiro do que hoje sou.. Ante o quadro geral que está instalado, com o bando do mensalão influindo no poder de governo, com antigos membros de grupos armados governando, a começar pela presidente Dilma, o que esperar do cumprimento da constituição? D. Pedro I colocou em nossa bandeira as inscrições "ORDEM E PROGRESSO". Mas onde está a ordem, se a decisão da justiça não é cumprida? Se indígena ou não indígena tem direito a isto e àquilo, a última palavra é do Poder Judiciário. Executivo é para cumprir as decisões da justiça (CQC). Não cumprir a Constituição é rasga-la, instalando-se a desordem. Oh meu Brasil!!!! Chamamos a ordem com a sábia frase de Caxias, "O BRASIL ESPERA QUE CADA UM CUMPRA COM O SEU DEVER"!
 
ademir gomes em 23/05/2013 15:51:12
Não tenho amizade e nem o conheço, o Ricardo Bacha, mas comentário do Rinaldo, perguntando se já tinha a fazenda antes de ser secretário, o que eu sei sim, pois a muitos e muitos anos, vejo falar da fazenda do Ricardo nessa região, acho melhor se informar para fazer esse comentário maldoso.
 
ary nogueira em 23/05/2013 15:39:53
temos que avaliar as questões:
- qdo chegamos aqui, ainda qdo não eramos ainda MS, MT ou qualquer outro estado, já existiam aqui os índios. E como apoderamos das terras em que eles viviam? À força. A pura lei dos homens.
sem terras, expulsos das terras que tinham os índios, foram obrigados a fugir, se esconder, para sobreviver.
Dai, anos depois, vem os governos (coronéis das terras invadidas) e começam os loteamentos, e dai, segue a historia.
Entao, forma-se a Funai e começa a dar força aos índios (com certeza com interesse politico) mas hj, se sentem fortes, com uma legislação imparcial e que fere a constituição, já que os deixa incapazes e protegidos, esse conflito de terras esta apenas começando, se algo urgente não for feito.
 
LUCIANO MARQUES em 23/05/2013 15:37:43
Será que o Bacha possuía esta Fazenda quando foi Secretário da Fazenda do MS?
As vezes o castigo vem a cavalo ou a pé!!!
 
Rinaldo Ribeiro em 23/05/2013 15:20:15
Os indios alegam que precisam de terras para plantar. Pura mentira!! É só ir lá nas aldeias de Dourados para constatar o matagal e o abandono daquela imensa terra.
 
wanderlei brauna em 23/05/2013 15:16:07
Bom ta mais que caraterizado o exercícios das próprias razões exercidas pelos índios invasores... Essa gente são bandidos travestido de coitados... Como o Estado ignora esse crime, acredito que na hora dos proprietários rurais se defenderem, para contra atacar e defenderem até a morte o seus direitos... O Brasil lamentavelmente esta carente de uma guerra civil pois o Estado brasileiro de uma maneira geral matou a cidadania, os direitos, a CF, o patriotismo enfim e o caós