A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

30/07/2013 17:02

Bernal "afronta" Câmara e passa teto da suplementação em R$ 23 milhões

Zemil Rocha
Bernal tem feito suplementações por decreto, mesmo após o limite de 5% (Foto: Arquivo)Bernal tem feito suplementações por decreto, mesmo após o limite de 5% (Foto: Arquivo)

O prefeito Alcides Bernal (PP) fez hoje mais duas suplementações orçamentárias, elevando o valor que excede o limite de 5% do Orçamento do Município de Campo Grande deste ano em R$ 22,9 milhões, totalizando agora R$ 151,9 milhões. Para o relator da CPI do Calote, vereador Elizeu Dionízio (PSL), trata-se de uma afronta à legalidade, já que ao passar do limite fixado pela Lei Orçamentária de 2013 para suplementações, R$ 139 milhões, Bernal precisaria de autorização legislativa. Uma denuncia nesse sentido pode resultar em processo de cassação.

A maior suplementação publicada hoje no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande) tem o valor de R$ 5.242.000,00 e refere-se, segundo o prefeito, à “necessidade de atender aquisição de materiais de consumo, serviços e obras com recursos do tesouro e federais nas áreas de educação, saúde, assistência social e outras necessidades não previstas com dotação orçamentária suficiente, aprovadas no orçamento para o exercício de 2013”, conforme o Decreto nº 12.175.

Já a segunda abertura de crédito suplementar divulgada no Diogrande, através do Decreto nº 12.175, tem o valor de R$ 266.000,00, a fim de atender “despesas de contratação por tempo determinado e obrigações patronais”.

No começo do ano, o secretário de Finanças, Wanderlei Ben Hur, afirmava que no máximo a suplementação orçamentária sem autorização legislativa aconteceria até meados deste ano, supondo que no segundo semestre o valor extrapolaria os R$ 139 millhões, correspondentes a 5% do Orçamento deste ano, que totalizou R$ 2,7 bilhões. Agora, alega que houve incremento da arrecadação no atual exercício, o que elevaria a margem de remanejamento orçamentário através de decreto.

No dia 16 de julho, o vereador Elizeu Dionízio denunciou o extrapolamento do limite de 5% de mudanças de valores orçamentários sem a necessidade de autorização da Câmara. Hoje, ao tomar conhecimento das duas novas suplementações, que somam R$ 5,5 milhões, ele disse que vai anexar os dados ao relatório a ser entregue à Mesa Diretora da Câmara.

Para Elizeu, não tem procedência os argumentos do secretário Ben Hur, alegando que houve excesso de arrecadação. “Está na imprensa a informação de que houve queda na arrecadação da prefeitura”, contrapôs o vereador. Além disso, Elizeu vê contradição na explicação do secretário já que previu crescimento pífio, de apenas 0,61%, no Orçamento de Campo Grande para 2014. “Se é isso, como aumenta a previsão de arrecadação deste ano de R$ 2,7 bilhão para quase R$ 3 bilhões?”, questionou.

Outra afirmação atribuída ao secretário é que o valor de R$ 28 milhões incluído por Elizeu na conta não seria suplementação orçamentária. “Se não é suplementação, é o que?”, indagou Elizeu. “Só existem dois meios de mexer nos valores orçamentários, por suplementação ou remanejamento. Se não é suplementação, é remanejamento e aí o prefeito precisaria de autorização legislativa para fazê-lo”, disparou. 



O Tal Vereador está assim porque o Prefeito expulsou seu irmão de fé (Lídio) do Partido Político PP, ele pediu para o Prefeito voltar atrás e o Prefeito não voltou, por isto a revolta, além de tudo ele é apadrinhado do Governador e foi assessor do Candidato Derrotado a Prefeitura. Todo mundo sabe. Espero que coloquem meu comentário.
 
Janio peixoto em 31/07/2013 14:36:24
Fico admirado com a ineficiência do nosso legislativo. O prefeito Bernall tá fazendo tudo isso, sem respaldo da legislação é porque alguém está deixando e esse alguém são os vereadores de Campo Grande, eleitos para garantir o cumprimento da nossa Constituição e as Leis em vigor....Bernal, você está certinho....Sr. vereadores, vamos trabalhar, cumprir a finalidade para as quais foram eleitos e prestaram um juramento....o MPE está de olho em vocês...Acorda Legislativo....as ruas estão vazias por enquanto...mas poderá estar lotada de uma hora para outra, pedindo um basta nessa "pizzaria" que os senhores estão consolidando..
 
Roberto Ferreira em 31/07/2013 09:10:55
Essa política na nossa Prefeitura é muito engraçado, o Bernal é culpado de tudo que acontece, mas que esta sendo cassado são os vereadores corrupto que foram eleito fazendo compra de voto e isso a impressa não fica relatando todos os dias. Acorda eleitor que esta dormindo em berço esplendido.
 
Heraldo Francisco de Souza em 31/07/2013 09:03:52
Por um acaso essa suplementação não tem aprovação da câmara.? Esse prefeito tá se achando o rei da maria-mole mesmo.
 
jose carlos em 31/07/2013 08:57:19
Esse nobre vereador, não faz outra coisa a não ser tentar derrubar o prefeito? Se ele não conseguir serão 4 anos recebendo salário do povo para não fazer nada? Acorda meu povo.. vereadores tem que trabalhar pela cidade e não por interesses particulares.
 
Edson Peralta em 31/07/2013 08:51:45
Eu votei e votaria 50 vezes para mudar de rumo a administração e o controle das mãos dos mesmos. Não vejo nada ruim, a limpeza está melhor e nunca tive nada mais no meu bairro por nenhum prefeito. Se o prefeito fizer algo errado o MPE está aí para corrigir.
 
luiz alves em 31/07/2013 08:17:06
Eu concordo em numero, grau e genero com as palavras da Maria Santos, e digo mais: Este Bernal deve ser um bagre ensaboado ou estes operadores da lei e do direito sao incompetentes para julgar estes dispauterios deste prefeito "maluquinho" e decretar uma sentença axiomatica e equanime
 
Gilson de Almeida em 31/07/2013 08:11:53
Só estão querendo desestruturar o prefeito,não estou defendendo o sr prefeito mas. esses vereadores ta na cara que querem isso mesmo,porque na administração passada ninguém nunca ouviu falar disso tudo,e agora vem com CPI daqui CPI da li,porque não trabalhem mais e fazem uma CPI dos combustíveis que vcs estão gastando,com que ninguém sabe,porque não saem dessa Câmara. só ficam falando disso e daquilo contra a cidade,na verdade não estão contra o prefeito,porque se fosse o giroto ia ser tudo diferente,com muito dinheiro distribuídos entre todos os vereadores.
 
Agnaldo Silva em 31/07/2013 08:02:38
-Muitas vezes temos que cair para aprender a levantar. A população foi induzida a fazer a mudança; pena que escolheu errado, agora temos que aguentar pela nossa escolha; levantar, bater a poeira e continuar caminhando. Que sirva de lição; jamais devemos tomar um remédio sem primeiro conhecer o seu efeito colateral.
 
luis tibo em 31/07/2013 07:54:01
MEU DEUS DO CÉU...ATÉ QDO. TEREMOS Q CONVIVER COM ESSE BERNAL...O COLOR DE MELLO, FOI CASSADO POR MENAS CAUSAS DESSE BERNAL....SERÁ QUE TENHAMOS QUE CONVIVER COM ESSE PREFEITO ATÉ O FINAL DE SEU MANDATO\////????OS JOVENS TERÃO QUE IR AS RUAS PARA PEDIR SUA CASSAÇÃO???? E OS VEREADORES NADA FAZEM??? E O MPE., TRE, NADA FAZEM??
SE FOSSE UM LADRÃO DE GALINHA JA ESTAVA PRESO A 30 ANOS DE CADEIA;;;PODE ISSO POVO DE CAMPO GRANDE???
 
FILAELFIO TERENCIO em 31/07/2013 07:53:22
a câmara de vereadores de campo grande realmente deixa a desejar, o bernal faz dela gato e sapato, perdeu autoridade,isso e fim de mundo, é pagar pra ver e tudo acaba em marmelada.
 
pedro vieira santos em 31/07/2013 07:52:57
Deixem o prefeito trabalhar oposição , vocês esqueceram que perderam a eleição , nós cansamos daquela corja das administrações
anteriores por isso tiramos , e nas próximas eleições municipais tiraremos estes vereadores que não trabalham e só ficam atrapalhando os outros.
 
claudio salina em 31/07/2013 07:41:17
´É isso ai Bernal estou contigo e não abro, vamos gastar o que é preciso e não este 5% ridículo que te impuseram só para deixar Campo Grande inviável!
 
clodoaldo lemes de souza em 30/07/2013 20:28:26
Porque a demora para tirar esse prefeito? ninguém aguenta mais as barbaridades que ele tá fazendo!
 
THEREZA C F SILVA em 30/07/2013 20:04:28
êta camarazinha frouxa e fraca!!!
 
Reinaldo Nascimento em 30/07/2013 19:57:34
CONTINUE SEU TRABALHO PREFEITO E SE FOR PROVADO QUE O SR DESVIOU VERBA SERÁ CASSADO, CASO CONTRÁRIO ESTA DANDO UMA RESPOSTA NAQUELES QUE SEMPRE MANDARAM E DESVIARAM DINHEIRO E NINGUÉM FALAVA NADA,VEJA AI O CASO DA SAÚDE É DO GOVERNO BERNAL? QUE SEJA FEITA UMA BOA ADMINISTRAÇÃO E QUE O MINISTÉRIO FAÇA O PAPEL DENTRO DA LEI E NÃO POR FALATÓRIO DOS CONTRA, EU VOTEI NO SR POR ACREDITAR NUMA GESTÃO DIFERENTE,E SE NÃO FOR FEITO ASSIM PARA ISSO SERVE AS URNAS PARA MUDAR E NÓS O POVO QUE QUER MUDANÇA VAI MUDAR, VAI SIM.QUEM FOR CASSADO NÃO MERECE MAIS CONFIANÇA, MESMO QUE VOLTE POR MANDATO DE SEGURANÇA.
 
Luiz Carlos Santos Messias em 30/07/2013 18:21:45
o povo queria mudança ta ai ... ainda bem que eu não votei neste cara, nunca confio numa pessoa sem caráter como este bernal... toma povão
 
ELY MONTEIRO em 30/07/2013 18:06:34
É fundamental que a Polícia Federal começe a rasatrar - por autorização judicial - todas as ligações e transações online desse prefeito. Abriu empresa fantasma para dsviar dinheiro da merenda escolar de nossos filhos, da maternidade que recebe os filhos de toda a Campo Grande e mais isso!
Cade o demostrativo dos investimentos feito por esse prefeito?
Quê obras estão sendo feitas em Campo Grande?
O bem público é sagrado. E deve ser administrado com honra e respeito pois é para o social.
É fundamental, que o senhor prefeito Alcides Bernal, nos mostre a onde está sendo investido a arrecadação mensal de Campo Grande e o porque não fez o repasse para a Maternidade Candido Mariano?
 
Elias Barbosa em 30/07/2013 18:02:08
agora nao aparece ninguem que votou no bernal,que queriam mudanças,cade os caras pintadas,as pessoas nas ruas com faixas,isso tudo que esta acontecendo é culpa das pessoas que votaram no bernal,pois ele chegou la por cada um que votou nele,ele realmente nao chegou la sozinho.foi o povo que colocou ele la.
e agora,e agora.........vcs vao fazer o que com esse lindo administrador de campo grande.
e agora,e agora........ele deve estar preocupado com tudo isso,tomando uma cerveja no alto do apartamento dele,olhando para tudo isso e rindo do povo,rindo como foi facil falar bonito e virar prefeito.
ATENÇAO.NAO VAI DAR EM NADA,E SIM EM PIZZA,PIZZA,PIZZA
 
roger andrade em 30/07/2013 17:44:48
Desculpem... Mas eu sinceramente não estou entendendo! Esse prefeito é ignorante? Mal assessorado? Ou completamente confiante na impunidade? E me pergunto ainda onde estão as autoridades competentes para olhar essas barbaridades denunciadas por todos os lados! Pq não cola mais a desculpa de que estão de marcação com ele, isso já perdeu o controle! E nossa cidade está perdendo o rumo!! Será que vai ser preciso pararmos o nosso trabalho duro para irmos pras ruas, gritar, implorar para que façam alguma coisa?! Que absurdo revoltante!!!!
 
Maria Santos em 30/07/2013 17:34:11
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions