A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 17 de Agosto de 2017

21/01/2014 14:53

Bernal delega e PP já analisa pedido de expulsão do vice Gilmar Olarte

Josemil Arruda
Olarte e Bernal fizeram a campanha eleitoral juntos, mas desde então estão cada vez mais distantes (Foto: arquivo)Olarte e Bernal fizeram a campanha eleitoral juntos, mas desde então estão cada vez mais distantes (Foto: arquivo)

O Partido Progressista (PP) já está analisando pedido de expulsão do vice-prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte, por infidelidade partidária. “Teve um pessoal do PT de Sidrolândia, que fez representação e juntou alguns documentos tratando disso”, informou o presidente da Comissão de Ética e Disciplina do PP, Ulisses Duarte.

Após essa representação, segundo Duarte, o vice Gilmar Olarte foi intimado e já até apresentou defesa prévia. A representação seguiu, então, para o presidente regional do PP, prefeito Alcides Bernal (PP), que delegou a missão de admitir ou não o processo ao dirigente Evander Vendramine.

Ontem, Bernal acusou Olarte de “infidelidade extrema” e de estar partilhando a prefeitura com adversários visando chegar ao poder, deixando claro que ele deve ser o próximo a ser julgado pelo partido.

Já Olarte, em contraposição, negou que esteja articulando apoio para um governo que não existe. Neste caso, o vice-prefeito rechaçou que já esteja formando secretariado no caso do titular ser cassado. Ele avisou ainda que não aceitará manobra objetivando sua expulsão. “Não deixarei o PP, pois não cometi nenhum ato infracionário conforme descrito no estatuto do partido”, argumentou.

Como o processo de expulsão de Olarte envolve ocupante de cargo majoritário, o estatuto do PP, segundo Ulisses Duarte, estabelece um rito diferenciado.

“Agora, como é caso da majoritária, a Comissão Executiva que faz uma pré-analise”, informou Ulisses Duarte. “O presidente Bernal delegou essa atribuição para o Dr. Evander Vendramine, que vai analisar essa preliminar”, acrescentou Duarte.

Questionado sobre o prazo para Vendramine se posicionar sobre o pedido de expulsão de Olarte, o presidente da Comissão de Ética respondeu: “Não tem prazo definido, mas em geral são curtos. Acredito que o vice-prefeito deve ser intimado em 5 dias”.

Dependendo da manifestação de Vendramine, processo passa a seguir o trâmite normal, sendo conduzido pelo presidente da Comissão de Ética. “Aí, nesse caso, vamos prosseguir com oitiva de testemunhas, juntada de documentos”, esclareceu.

Outro ponto diferente dos processos de expulsão de vereador é que no caso do vice-prefeito, por ser cargo majoritário, há a necessidade de, após passar pelo crivo da Executiva regional do PP, haver comunicação à Direção Nacional do partido.

A crise política entre Bernal e Olarte é antiga. Desde o começo do governo, eles não se entendem. Embora tenha participado ativamente da campanha eleitoral, Olarte não foi aproveitado por Bernal na administração muncipal. "Vice é vice", alegou ele em várias ocasiões.




Seu maior desejo a câmara vazia sem os vereadores e ele vai tentar expulsar a todos inclusive o vice. Sera o Ceu pra ele. A administração da cidade já esqueceu sua meta
e estar sozinho na Prefeitura e Camara. " Eita nois "!....Com tanta incompetência.....
 
Vera Lucia Dias em 21/01/2014 21:19:32
Tomou quem achava que iria levar o cargo de prefeito na mão leve , agora só é questão de dias para receber a punição por traição e levar de presente um chocolate.
 
Claudio Salina em 21/01/2014 18:57:11
Isso vai babar.....
 
juraci callado em 21/01/2014 16:55:34
Em vez desse prefeito querer cassar os desafetos dele, ele devia é cuidar da cidade , que está um caos é buraco e mato pra todo lugar e lixo jogado em tudo que é canto.
 
Marta Pacheco em 21/01/2014 16:24:48
* O BERNAL ESTÁ DEMAIS , AGORA ACHA QUE PODE EXPULSAR TODO MUNDO DO PARTIDO * E OUTRA SERÁ MESMO QUE O PP TA COM ESSABOLA TODA ?
 
antonio silva em 21/01/2014 16:18:02
Esse dito "Prefeito" está minando sua vida política atirando para todos os lados. Só sei de uma coisa, pode demorar pra cair, mas quando cair vai ser um tom só, pra nunca mais.
 
Sergio Arantes em 21/01/2014 15:27:48
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions