ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

Bernal diz que documento foi ideia de vereadores para formar bloco

Aline dos Santos | 28/12/2012 11:07
Bernal afirma que lista não era contrato. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Bernal afirma que lista não era contrato. (Foto: Rodrigo Pazinato)

O prefeito eleito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), admitiu a circulação de um documento para coletar assinaturas de vereadores. No entanto, enfatiza que não se tratou de um contrato de apoio e que a iniciativa partiu dos próprios vereadores. Segundo Bernal, a ideia era a formação de um bloco. “Um grupo que buscasse a independência e a harmonia entre os poderes”, afirma.

À interpretação de que se tratava de um contrato, o prefeito eleito reagiu dizendo que é uma “inverdade”. De acordo com Bernal, a iniciativa partiu do vereador Jamal Salém (PR), com respaldo de parlamentares como a professora Rose Modesto (PSDB), Paulo Siufi (PMDB), Thaís Helena (PT), Alceu Bueno (PSL) e Edson Shimabukuro (PTB).

Conforme o prefeito eleito, dos vereadores presentes somente Eduardo Romero (PTdoB) e Elizeu Padilha (PSL) se recusaram a assinar. Segundos eles, o documento continha a frase: Os vereadores que assinam abaixo seguem o prefeito.

“O Eduardo e o Elizeu são os mais ligados ao Giroto”, afirma Bernal. O deputado federal Edson Giroto (PMDB) também disputou o segundo turno.

O clima da reunião ficou tenso quando alguns vereadores questionaram o conteúdo vago do papel. “Ele achou que pensávamos que ele agia de má fé, e se ofendeu. Mas não posso assinar algo que depois ele pode propor uma lei qualquer e apresentar o documento para dizer que nós concordamos”, declarou Elizeu Dionízio.

O autor - Jamal Salém disse que o documento foi uma tentativa, que resultou frustrada, em definir quem é o grupo do prefeito. “Estamos em processo para escolha da mesa diretora, em manter a governabilidade. Precisa saber quem é quem. Falar é uma coisa. Foi uma ideia que não funcionou”.

Mesmo antes de empossado, o prefeito eleito e a Câmara Municipal vivem às turras. Os vereadores congelaram o valor do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), reajustaram o salário de prefeito para R$ 20 mil, mesmo contra a vontade de Bernal, e diminuiu o poder do chefe do Executivo.

Uma emenda reduziu de 30% para 5% a abertura de créditos adicionais a serem utilizados pela administração municipal, sem que a transação precise passar pela aprovação da Câmara Municipal. Desta forma, a busca por aliados é para tornar o cenário menos turbulento a partir de primeiro de janeiro.

Nos siga no Google Notícias