ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 27º

Política

Após crise, Alcides Bernal sugeriu "contrato de apoio" a vereadores

Nyelder Rodrigues | 28/12/2012 00:28
Mesmo antes da posse, relação entre Bernal e vereadores de Campo Grande é complicada (Foto: Rodrigo Pazinato)
Mesmo antes da posse, relação entre Bernal e vereadores de Campo Grande é complicada (Foto: Rodrigo Pazinato)

Uma reunião política tensa, marcada por pedido para assinar “papel em branco” e abandono de vereadores. Assim foi o encontro de quarta-feira (26) entre o prefeito eleito Alcides Bernal (PP) e vereadores eleitos de Campo Grande.

Em busca de apoio para os próximos quatro anos e de emplacar um candidato de sua escolha à presidência da Câmara de Vereadores, Bernal propôs que os vereadores presentes assinassem um papel em que havia apenas um cabeçalho, e a frase “Os vereadores que assinam abaixo seguem o prefeito”.

O clima da reunião ficou tenso quando alguns vereadores questionaram o conteúdo vago do papel e o prefeito eleito teria se sentido ofendido. A reportagem apurou que Bernal chegou a dizer que o documento a ser assinado não havia sido feito por ele.

Descontentes com a situação, os vereadores eleitos Eduardo Romero (PTdoB) e Elizeu Dionízio (PSL), que não fizeram parte da base aliada de Bernal nas eleições, se retiraram da reunião.

“Ele achou que pensávamos que ele agia de má fé, e se ofendeu. Mas não posso assinar algo que depois ele pode propor uma lei qualquer e apresentar o documento para dizer que nós concordamos”, declara Elizeu Dionízio.

Outros vereadores também se sentiram desconfortáveis e reclamaram, afirmando, em geral, que o documento amarrava os parlamentares a Bernal. Entre eles, a queixa comum é a de que Bernal precisa de "mais tranquilidade, além de mais transparência para conquistar respeito".

O episódio é mais um na relação tumultuada com a Câmara de Alcides Bernal, antes mesmo de tomar posse como prefeito. Ele foi derrotado em projetos que envolvem sua administração, com destaque para o projeto do Orçamento, que reduziu de 30% para 5% o percentual de suplementação aos investimentos municipais que pode fazer sem consultar o Legislativo.

A relação também ficou tensa depois de declarações de Bernal que foram consideradas ofensivas pelos vereadores.

Ele foi procurado pela reportagem nesta noite, mas não atendeu as ligações.

Nos siga no Google Notícias