A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

28/12/2012 00:28

Após crise, Alcides Bernal sugeriu "contrato de apoio" a vereadores

Nyelder Rodrigues
Mesmo antes da posse, relação entre Bernal e vereadores de Campo Grande é complicada (Foto: Rodrigo Pazinato)Mesmo antes da posse, relação entre Bernal e vereadores de Campo Grande é complicada (Foto: Rodrigo Pazinato)

Uma reunião política tensa, marcada por pedido para assinar “papel em branco” e abandono de vereadores. Assim foi o encontro de quarta-feira (26) entre o prefeito eleito Alcides Bernal (PP) e vereadores eleitos de Campo Grande.

Em busca de apoio para os próximos quatro anos e de emplacar um candidato de sua escolha à presidência da Câmara de Vereadores, Bernal propôs que os vereadores presentes assinassem um papel em que havia apenas um cabeçalho, e a frase “Os vereadores que assinam abaixo seguem o prefeito”.

O clima da reunião ficou tenso quando alguns vereadores questionaram o conteúdo vago do papel e o prefeito eleito teria se sentido ofendido. A reportagem apurou que Bernal chegou a dizer que o documento a ser assinado não havia sido feito por ele.

Descontentes com a situação, os vereadores eleitos Eduardo Romero (PTdoB) e Elizeu Dionízio (PSL), que não fizeram parte da base aliada de Bernal nas eleições, se retiraram da reunião.

“Ele achou que pensávamos que ele agia de má fé, e se ofendeu. Mas não posso assinar algo que depois ele pode propor uma lei qualquer e apresentar o documento para dizer que nós concordamos”, declara Elizeu Dionízio.

Outros vereadores também se sentiram desconfortáveis e reclamaram, afirmando, em geral, que o documento amarrava os parlamentares a Bernal. Entre eles, a queixa comum é a de que Bernal precisa de "mais tranquilidade, além de mais transparência para conquistar respeito".

O episódio é mais um na relação tumultuada com a Câmara de Alcides Bernal, antes mesmo de tomar posse como prefeito. Ele foi derrotado em projetos que envolvem sua administração, com destaque para o projeto do Orçamento, que reduziu de 30% para 5% o percentual de suplementação aos investimentos municipais que pode fazer sem consultar o Legislativo.

A relação também ficou tensa depois de declarações de Bernal que foram consideradas ofensivas pelos vereadores

Ele foi procurado pela reportagem nesta noite, mas não atendeu as ligações.



É bom esses vereadores, novatos e veteranos, prestarem bastante atenção ao município nos próximos quatro anos, porque se a cidade passar a prestar um serviço de pior qualidade a população(duvido que isso seja possível) e nalfragar no atendimento a população, o legislativo tem responsabilidade direta nisso. Para os veteranos, alguns já estarão até se aposentando, isso não fará muita diferença, agora para os novatos que é natural sonhar sempre com um segundo mandato, tal naufrágio não será nada bom, àqueles vereadores que provavelmente fará parte de uma administração que pioraram os serviços prestados pela prefeitura(se os indícios mostrados até aqui se confirmarem) dificilmente serão bem recepcionados pelo povo na próxima disputa. Acordem, os caciques da vez na camara agora são vocês!
 
Telma Furlan em 28/12/2012 10:49:03
PREZADO PREFEITO, E VEREADORES, VOCÊS FORAM ELEITOS PELO POVO, PARA TRABALHAREM EM CONSONÂNCIA COM A VERDADE, JUSTIÇA, RESPEITANDO DIREITO E DEVERES, SÃO AS OBRIGAÇÕES DE VOCÊS, SAIBA PREFEITO, QUE O EXECUTIVO, NÃO É AUTÔNOMO, É APENAS O GESTOR DAS FINANÇAS PÚBLICAS, E OS VEREADORES, FISCAIS DO POVO, CADA VEREADOR, REPRESENTA SUA SOCIEDADE, QUE LEVARÁ O SENTIMENTO DA SUA BASE ATÉ O EXECUTIVO, ELES TEM PLENO DIREITO SOBRE O EXECUTIVO, EM FATIAR O BOLO FINANCEIRO, DE ACORDO COM SEUS BAIRROS, ONDE TIVERAM VOTOS, NÃO É PARTICIPAREM SOMENTE DAS DIREÇÕES EXECUTIVAS, CADA VEREADOR, TEM DIREITO SOBRE O EXECUTIVO, E OBRIGAÇÃO REGIONALIZADA, RESPEITE BERNAL, QUE DEUS AJUDARÁ FAZER UMA EXCELENTE ADMINISTRAÇÃO, DESCANSE UM POUCO, ORE BASTANTE, SE RETIRE UM POUCO, POIS ESTÁ ESTAFADO, É HORA REFLEXÃO.
 
PEDRO BRAGA em 28/12/2012 10:44:18
Meu Deus... isso é falta de respeito,substimar a inteligência das pessoas,querer manipular...O que nos espera..Campo Grande....Vamos ficar espertos.....do mesmo jeito que entrou...pode sair....
 
ELIZA SANTANA em 28/12/2012 10:32:17
Crédo, isso é politica no Brasil......POR ISSO SOMOS ATRASADOS. VOTE NULO.
 
Eduardo Faria em 28/12/2012 09:44:11
SERÁ QUE NÃO ESTA NA HORA DE PARAR COM ESSAS PICUINHAS, OU TEREMOS QUE (POPULAÇÃO) TERAM QUE TOMAR ESSAS DECISOES, SINCERAMENTE NÃO ERA ISSO QUE ESPERAVAMOS DOS PARLAMENTARES DE CAMPO GRANDE, SERA QUE EUM 2013 VAI CONTINUAR COM ISSO UM NÃO TEM O APOIO DO OUTRO PORQUE É DE OUTRO PARTIDO, TEM QUE TOMAR VERGONHA NA CARA E TRABALHAR EM PROL DO POVO (ELEITORES)
 
FRANCISCO DE ASSIS DIAS em 28/12/2012 09:24:32
parabéns vereador elizeu dionisio pela postura,papel em bracno so assinamos pra DEUS, isto e o que penso.
 
Antonio Jorge em 28/12/2012 06:11:45
Mas q vergonha, mandando assinar papel em branco praticamente, honre os seus eleitores Bernal, respeite o povo.
 
saeko suzuki em 28/12/2012 04:17:28
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions