A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

17/09/2013 17:05

Bernal entra com ação para receber honorário de ex-catadora atropelada

Zemil Rocha
Bernal mostrando processo de Dila e se defendendo da acusação  (Foto: Marcos Ermínio)Bernal mostrando processo de Dila e se defendendo da acusação (Foto: Marcos Ermínio)

O prefeito Alcides Bernal (PP) ingressou com ação de arbitramento de honorários advocatícios para tentar receber parte do valor depositado em juízo a favor da ex-catadora de lixo Dila Dirce de Souza. Bernal chegou a ser acusado pela revista Veja, no dia 4 de setembro, de ter “se apropriado do dinheiro de indenização” da ex-catadora de papelão, que o contratou como advogado em 1999, após ter sido atropelada por um caminhão de lixo da Vega Engenharia Ambiental.

Na petição, assinada pela advogada Jaqueline Romero, Bernal não pede um valor específico, deixando ao critério do juiz a fixação dos honorários. A ação foi protocolada ontem e tramita por dependência, na 12ª Vara Cível de Campo Grande, junto ao Processo de Execução n.º 0054768-29.2001.8.12.0001.

Na semana passada, Bernal negou, em coletiva à imprensa, que tenha se apropriado do dinheiro, mostrando os processos judiciais e garantindo que a indenização de Dila Dirce, que hoje totaliza cerca de R$ 150 mil, está depositada em juízo.

Já o advogado Rubens Pereira de Deus, que foi contratado por Dila Dirce no começo deste ano, deu declarações no sentido de que Bernal teria se apropriado de valores pertencentes à ex-catadora de papelão e informou, inclusive, que pediu abertura de processo disciplinar contra o atual prefeito da Capital na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Por sua vez, Dila Dirce afirmou à imprensa que se sentiu abandonada por Bernal, informando ter ficado “constrangida” ao procurar seu advogado quando ele era vereador e depois deputado estadual. Alegou ainda que não tinha informações sobre o andamento do processo e que sequer sabia, antes de trocar de advogado, que tinha ganho a causa indenizatória contra a Vega.

Agora, na petição por cobrança de honorários, Bernal afirma que foi “contratado pela requerida para propor ação judicial de reparação de danos contra a empresa executada Vega Engenharia Ambiental” e garante que cumpriu suas obrigações como advogado. “Verifica-se junto aos autos que foram praticados diversos atos processuais em benefício de sua ex-cliente, ora requerida, obtendo êxito na demanda, tendo, portanto prestado serviços suscetíveis de serem pagos”, afirmou na ação, esclarecendo que depois a demanda foi substabelecida para Jaqueline Romero, a qual “veio a ser surpreendida com o protocolo de nova procuração nos autos pelo atual procurador da requerida, sem ter substabelecido ao mesmo, renunciado o mandato, ou ter sido renunciada pela requerida”.

Pede, então, que não seja liberado o valor da indenização enquanto não for realizado o pagamento dos honorários para ele e Jaqueline. “Ocorre que, não obstante, o término do processo, o que já está para ocorrer, haja vista que existem valores depositados junto à Conta Única, conforme extrato constante nos autos, a ser liberado à requerida, o atual procurador da mesma, requereu que o fossem liberados em seu nome, conforme petição juntada”, afirmou na petição.

Argumenta que, caso os valores sejam liberados na forma requerida, os honorários advocatícios devidos pela prestação dos serviços mencionados, que não foram ajustados documentalmente, não serão repassados aos requerentes, uma vez que o procurador atual da requerida estaria “a causar mal estar aos requerentes, levando o caso à tona, junto à imprensa local e até mesmo nacional, que já lhe ocasionaram representação junto à Ordem dos Advogados do Brasil, representação criminal e processo por danos morais ocasionados”.

Bernal solicita ao juiz que fixe o valor dos honorários de forma compatível com o trabalho e o valor econômico da questão, apenas ponderando que “não poderá ser inferior ao estabelecido na tabela organizada pela OAB de nosso Estado”.

Chama atenção na ação proposta que Bernal e Jaqueline pedem o benefício da “justiça gratuita” para não precisar pagar pela demanda de honorários, alegando tratar-se de “verba alimentar”. Bernal, porém, é milionário. Na declaração apresentada à Justiça Eleitoral no ano passado, ele informou patrimônio de R$ 1,3 milhão.

Reforma da Previdência deve ser votada na semana que vem, diz Meirelles
A reforma da Previdência deve ser votada na semana que vem, de acordo com o ministro da Fazenda Henrique Meirelles. A declaração foi dada na noite de...
Quanto mais reforma demorar, mais dura será correção, diz ministro
Caso o governo não consiga aprovar a reforma da Previdência ainda este ano, conseguirá em 2018, disse hoje (11) o ministro do Planejamento, Dyogo Oli...


Muito boa Bernal, isso mesmo, cobra os honorários, pois esta SENHORA teve má fé qdo expos o caso justamente agora depois de sua eleição só pra te prejudicar, prova que ela não saberá o que fazer com o dinheiro que injustamnte o acusou de ter apropriado, cobra o que puder, pois tenho certeza que vc estava fazendo de graça, mas agora tem que arrancar tudo mesmo deixe o mínimo possível.E o Bernal?
 
inge cles em 18/09/2013 10:08:03
O mais engraçado que aqueles que agora estão reclamando são os que colocaram este tipo de gente no poder!
Não estou falando que os candidatos que estavam concorrendo eram melhor ou pior que ele. Mas um cara que fez a capital parar! E eu ouvi várias vezes o André e o Nelsinho falar: "se ele entrar a capital vai parar!"
Bem agora população eu que não votei no cara pago por um erro coletivo!!! O que esta faltando para colocar esse cara para fora??? uma passeada??? vamos fazer os caras pintadas novamente como foi para o collor e tentar colocar um prefeito melhor em nossa capital!!!
Por que o senhor Bernal só tem placa de obra (que não esta andando) e escândalos atras de escândalos!!!
E ai??? vamos continuar vendo isso sentados até quando CAMPO GRANDE??
 
ana soares em 18/09/2013 09:36:48
Ué, se está depositado em juízo, ele não se apropriou de nada. E se não há contrato firmado entre as partes, tem o direito de pedir para que o juiz fixe os honorários de acordo com o trabalho realizado no processo. Se realmente estiver depositado, esse site deveria pronunciar, chega de politicagem. Se o prefeito se apropriou desse valor, pau nele!
 
Mario Andrade em 18/09/2013 09:25:23
Está certinho, trabalhou tem que receber, muitos clientes não entendem que o nosso judiciário é moroso e acaba colocando a culpa no advogado. No presente caso, se o advogado tivesse abandonado o caso, com certeza a "cliente" não teria êxodo na ação. E como já disse, devido a morosidade do judiciário, os clientes acabam achando que é o advogado que está enrolando. Eu mesmo, já atende milhares de pessoas falando que o advogado dele não presta e blá blá, quando vou dar uma uma olhada no Processo, está em perfeita ordem (digo os atos do advogado), porém, fica parado nos cartórios. Nesse caso a culpa é de quem?
 
Ronei Barbosa em 18/09/2013 09:17:25
ENQUANTO ISSO.................. a população sofre nos posto de saude,nas escolas ,nas ruas eles so querendo MAIS DINHEIRO..... não temos prefeito e nem vereadores, nem deputados, não temos nada ......IMPITIMAM JAAAAAAAAAAAAA.
 
solange obara em 18/09/2013 08:54:31
Esta fazendo a mesma coisa com aqueles que votaram nele e apoiaram sua candidatura e ainda tem gente que o defende seria muito trágico se não fosse tão irônico e ridículo.
 
aureliano sousa em 18/09/2013 08:37:33
A cara de pau deste senhor, que elegeram como prefeito, não tem limites. Agora vai lesar novamente a senhora?
Bom, agora podemos ver que o advogado e o prefeito Bernal não são diferentes, agora além de deixar a senhora sem assistência, vai piorar sua condição, que já não é boa. É mera coincidência ou estamos vendo ele fazer a mesma coisa com nossa capital?
Já vimos que ele ludibriou duas vezes os moradores da favela.
Este senhor ainda vai mostrar mais de suas asneiras. Quanto tempo mais teremos de esperar até remover ele de lá?
 
Emmanoel Tolentino em 18/09/2013 08:33:55
FORA BERNAL...JÁ DEU O QUE TINHA QUE DAR E FOI É NADA. CAMPO GRANDE ESTÁ PARADA NO TEMPO, ESSE QUE SE DIZ PREFEITO ESTA ACABANDO COM NOSSA MORENA. FOOOOORAAAAAAA BERNALLLLLLLL.
 
KEILA DAYANE em 18/09/2013 08:28:36
Me estranha o fato deste advogado ainda não ter sido punido pela OAB.
Já existem outras reclamações contra o dito cujo.
Pelo que parece, cada vez que foi contratado "deu chapéu" no seu cliente.
Aliás, ele não nega a raça, arrumava encrencas como "advogado", e está arrumando encrencas como "prefeito".
 
VALDIR VILLA NOVA em 18/09/2013 08:28:29
Esta certo o Prefeito. Trabalhou o dinheiro esta em conta do Judiciário até hoje. O novo advogado poderia sim ter o procurado e forma discreta como manda o bom direito. Mas não resolveu fazer de situação jurídica uma situação política, e tem que responder por seus atos.
Advogados, promotores, juízes, prefeitos, governadores, vereadores, deputados, senadores, parente de rico, parente de político, imprensa, NINGUÉM, mas NINGUÉM MESMO ESTA ACIMA DA LEI.
Ele é o prefeito da cidade, todavia antes ele foi advogado, vereador e deputado. Como sabemos esta difícil fazer algo por Campo Grande, o prefeito se preocupa em se defender do que administrar.
Sabemos que na administração passada o prefeito tinha 30% do orçamento para trabalhar, o atual tem 5%, Isto aprovado depois das eleições.
 
Orivaldo Mundim em 18/09/2013 08:27:02
kkkkkkkkkkkkkk e o Bernal? ainda bem q eu não votei, ao invés de procurar a justiça pra contratar mais médicos ou fiscalizar os q tem, pois os atendimentos estão uma verdadeira porcaria, tanto nos PSF ou nos 24hs.
 
Wanessa Aparecida em 18/09/2013 07:58:11
isso é uma vergonha.
 
ROSIMEIRE TAGO em 18/09/2013 07:19:48
Creio eu que se fosse eleito outro prefeito a situação não seria diferente, pois todos nós estamos cansados de saber que em época de candidatura, eles prometem mundos e fundos a população que ingenua, acredita na esperança de uma melhora para nossa capital e que depois de eleitos e cobrados sobre tais promessas alegam inúmeros motivos para não cumpri-las, assim deixando-nos com a sensação de termos jogado nossos votos no lixo. Então creio eu que uma parcela da culpa é nossa pois eles não se elegem sozinhos!!
 
maykol Tallison em 18/09/2013 02:33:13
O Sr. Prefeito está com caso, ao invés de se livrar das acusações de forma concisa, fica arrumando desculpas para erros do passado. Dando-se luxo de brigar por retirar migalhas desta mulher, tendo o patrimônio que tem, fora o salário de prefeito. É revoltante.
 
Diego Souza em 17/09/2013 22:48:10
Depois deste ato covarde começo a acreditar que aquela história dele ter abandonado o filho é a mais pura verdade. A lei do retorno existe, aqui se faz, aqui se paga!
 
João Carlos da Silva em 17/09/2013 21:11:09
O Prefeito trabalhou e merece ganhar pelo serviço de advocacia. Quem, em verdade, irá pagar o débito é a empresa que perdeu a ação. A Srª Dila sabia que uma parcela da indenização seria repassada ao advogado. Uma pergunta: Alguém trabalha de graça? Então não venham criticá-lo por cobrar seu sustento.
 
João Dias em 17/09/2013 20:51:43
Só pode ser piada pronta... o cara abandona o caso e ainda entra com ação cobrando trabalho? kkkkkkkkkkkk
 
Tony Ueno em 17/09/2013 20:48:30
É muito advogado querendo receber honorários de uma pobre catadora...
 
jose rodrigues em 17/09/2013 20:43:29
Definitivamente, este homem está cada vez pior. Pura falta do que fazer, desocupado,está de olho gordo no dinheiro da mulher.Vai trabalhar um pouco por Campo Grande,que esse sim é seu trabalho.A população,da qual faço parte,está envergonhada por ter votado em uma criatura dessa!!!!
 
alceu silva em 17/09/2013 19:32:31
Que programa de governo do Bernal ele nunca apresentou um programa de governo e so falava usarei técnicos e realmente estamos vendos as pessoas técnicas que ele colocou. Perdemos a chance de ter uma pessoa um administrador nato em nossa capital mas o povo tem o que merece.
 
RICARDO CAMPOS em 17/09/2013 19:10:05
Alguem pode me informar quem é o prefeito de nossa capital? Ainda é esse Bernal?
 
samuel gomes-sidrolandia em 17/09/2013 18:07:18
Esse nosso prefeito só fica procurando motivos para contendas. O município e a população de Campo Grande-Ms, espera que ele cumpra o programa que foi apresentado na época da campanha eleitoral e o nosso gestor parece que esqueceu das suas verdadeiras obrigações. Hoje sinto que joguei meu voto fora.
 
João Carlos Portalete em 17/09/2013 17:35:37
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions