ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Política

Bernal recorre ao TSE para manter candidatura

Michel Faustino | 08/08/2014 14:09
ex-prefeito questiona Sessão de julgamento (foto: arquivo/CG News
ex-prefeito questiona Sessão de julgamento (foto: arquivo/CG News

O prefeito cassado da Capital, Alcides Bernal (PP), entrou com um recurso ordinário junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para tentar reverter o indeferimento do registro de sua candidatura ao Senado. Ele teve o registro indeferido pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

A Justiça acatou os pedidos de impugnações apresentadas pela PRE (Procuradoria Regional Eleitoral) e pelo candidato a deputado estadual Joel Silva (PTN), sob a alegação de a cassação levada à cabo pela Câmara Municipal o tornou inelegível, somado ao fato de que Bernal ao assumir a Prefeitura, ainda que provisoriamente em 15 de maio, desrespeito o prazo legal de descompatibilização do cargo. 

De acordo com a defesa de Bernal, há ainda embargos de declaração com efeitos modificativos junto ao TRE-MS, onde foi solicitada o cancelamento da Sessão de julgamento que impugnou sua candidatura no mês passado pela ocorrência de anulação de alguns direitos. Apesar de ter a candidatura indeferida, Bernal teve o direito de fazer campanha mantido.

“A primeira é por cerceamento de defesa, uma vez que foi requerida a suspensão da sessão para apresentação de memoriais e sustentação oral, o que restou indeferido, ferindo assim princípio constitucional da ampla defesa e do contraditório”, sustentou a defesa, feita pelo advogado Wilton de Sá Acosta, segundo suplente na chapa de Bernal.

A defesa contestou ainda junto ao TRE a participação do juiz Nélio Stabile, que já emitiu decisão de mérito sobre a mesma matéria em discussão no Tribunal, qual seja a cassação do mandato de prefeito e hoje candidato ao Senado, uma vez que, por lei ele estaria impedido de julgar em 2° grau processos que tratem sobre a matéria.

Nos siga no Google Notícias