ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Política

Bernal tem risco duplo de improbidade se descumprir prazo que vence hoje

Jéssica Benitez | 05/07/2013 14:11
Prefeito pode responder por improbidade administrativa se não efetuar pagamento integral de servidores (Foto: Marcos Ermínio)
Prefeito pode responder por improbidade administrativa se não efetuar pagamento integral de servidores (Foto: Marcos Ermínio)

Hoje vencem dois prazos relacionados a compromissos feitos pelo prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), sendo que o descumprimento de ambos pode acarretar improbidade administrativa. Por ser o 5° dia útil, o progressista tem até às 16h desta sexta-feira para depositar em conta os reajustes salariais garantidos pelas quatro emendas incluídas no projeto de Lei do Executivo 04/2013.

No mês passado, Bernal justificou o não pagamento integral do que foi reajustado dizendo que a folha de pagamento fica pronta todo dia 20, sendo que foram promulgadas no dia 28 de maio, deixando o “sem tempo hábil para pagar em junho”. Além disso, segundo a lei, o prefeito tinha até o 5° dia útil do mês subsequente para cumprir os pagamentos, ou seja, hoje.

As emendas garantem a aplicação de 15% às vantagens pessoais incorporadas e outras vantagens financeiras, fixadas em valor monetário, conforme o artigo 5º do projeto de Leia todos os servidores municipais. Outra, equipara os plantões de serviço de odontólogos, veterinários, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, farmacêuticos e farmacêuticos-bioquímicos, em 15% como foi feito com a classe médica.

A terceira, garante plantão de serviço dos fonoaudiólogos, da categoria de referência 14, fica fixado em R$ 583,97, nos feriados e finais de semana. E, por último, adicional de insalubridade a todos os servidores da área da saúde em Campo Grande. Bernal tentou vetar todas, mas a Câmara Municipal derrubou os vetos com unanimidade de votos.

Caso o chefe do Executivo descumpra a lei, ele poderá ser enquadrado no crime de improbidade administrativa, conforme adiantou o presidente da Comissão Permanente de Controle da Eficácia Legislativa, vereador Elizeu Dionízio (PSL). “Vamos esperar até o final do dia. Caso realmente não haja cumprimento de uma lei que está em vigência, vou reunir os integrantes da comissão para tomar as devidas providências”, disse.

O parlamentar lembrou, ainda, que hoje às 17h termina o prazo para o prefeito entregar à comissão os 83 requerimentos feitos pelos vereadores e que estavam sem resposta até a semana passada. Este fato também pode enquadrar Bernal em improbidade administrativa.

Nos siga no Google Notícias