ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Política

Bernal vai ao presidente do TJMS para tentar anular a cassação

Josemil Arruda | 13/03/2014 15:31
Bernal ingressou hoje com mais um recurso para tentar voltar à Prefeitura (Foto: Marcos Ermínio)
Bernal ingressou hoje com mais um recurso para tentar voltar à Prefeitura (Foto: Marcos Ermínio)

O prefeito cassado Alcides Bernal (PP) ingressou esta tarde com nova ação no Tribunal de Justiça do Estado, desta feita um Pedido de Suspensão de Segurança (PSS), com a intenção de suspender ou anular a decisão da Câmara de Campo Grande que o afastou do cargo e decretou a posse de Gilmar Olarte (PP). O pedido já está no gabinete do presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJMS), desembargador Joenildo de Souza Chaves.

A petição desta vez é assinado por três advogados – Marco Túlio Murano Garcia, Onofre Carneiro Pinheiro Filho e Gabriel Chelotti Gonçalves – e tem a finalidade processual de suspender a decisão do juiz da 1º Vara da Fazenda Pública e Registros Públicos, Nélio Stábile, que rejeitou o mandado de segurança impetrado ontem por Bernal na tentativa de cancelar a sessão de julgamento da Câmara da Capital. O juiz considerou que a ação era repetição de outra já rejeitada por ele e comunicou o fato ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Aliás, foi com um remédio processual semelhante, o PSS, que a Câmara de Campo Grande conseguiu retomar o julgamento de Bernal, que havia sido suspenso em 26 de dezembro do ano passado por determinação do vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado, João Batista da Costa Marques.

Ontem, outro advogado de Bernal tentou, sem sucesso, suspender a decisão do juiz Nélio Stábile através de uma “cautelar inominada”, que caiu nas mãos do desembargador Luiz Tadeu Barbosa Silva, da 5ª Câmara Cível do TJMS, que a indeferiu quantos ao efeito suspensivo pretendido nos seguintes termos: “Desta forma - e antes do exame dos pressupostos processuais subjetivos, inclusive referentes ao juiz ad quem, postergo a análise do exame da tutela pretendida após o prazo concedido ao juiz prolator da sentença, nos termos do art. 296 do CPC, a quem caberá o exame do juízo de admissibilidade do recurso de apelação. A decisão proferida pelo juiz sentenciante deverá ser juntada nestes autos, pelo requerente. Sem prejuízo do aguardo do prazo do art. 296 do CPC, não preenchendo a petição inicial os requisitos do artigo 282, VII, c/c os artigos 801 e 802 do referido código (falta de citação), intime-se o requerente para, em 10 dias, emendá-la, sob pena de indeferimento da referida inicial. Após, cls. Publique-se. Intimem-se”

Nos siga no Google Notícias