A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

15/01/2009 11:08

Brasil cede helicópteros à Bolívia para vigilância

Redação

Em discurso hoje, durante visita à Arroyo Concepcion, na Bolívia, o presidente Lula anunciou que o Brasil vai ceder helicópteros para reforço da segurança na região de fronteira entre os dois países. O apoio foi solicitado pelo governo boliviano, esclareceu Lula sem detalhar quantos helicópteros serão entregues.

"Estamos aprofundando a cooperação na aérea de defesa", justificou o presidente brasileiro.

Ao agradecer o reforço garantido pelo Brasil, o boliviano Evo Morales fez um desabafo. Segundo ele, apesar de críticas sobre a postura do governo em relação a produção de coca, a "Bolívia tem se empenhado em combater o narcotráfico".

A oposição costuma atacar Evo em relação ao tráfico. Morales conseguiu destaque político como líder dos cocaleiros, principalmente, na região conhecida como Trópico de Cochabamba. Comunidades que vivem no local produzem a folha da coca como parte da cultura boliviana, para mastigar e enfrentar efeitos da altitude e para produção de chá.

Em novembro do ano passado, Evo Morales suspendeu as operações americanas contra o plantio e tráfico de drogas na Bolívia.

Na ocasião ele acusou agentes dos EUA de espionagem e de financiarem grupos que tentavam desestabilizar o governo.

Morales garante que já erradicou mais de 5.000 hectares de plantações ilegais de coca em 2008 e defende apenas a produção cultural, já que historicamente os bolivianos mastigam ou fazem chá com a folha.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions