ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Política

Câmara aprova criação de corredor gastronômico na Mata do Jacinto

Prefeitura tem recursos apenas para revitalização da Avenida Bom Pastor, principal roteiro de Campo Grande

Adriel Mattos | 28/04/2022 11:24
Plenário Oliva Enciso durante sessão ordinária. (Foto: Arquivo/Izaias Medeiros/CMCG)
Plenário Oliva Enciso durante sessão ordinária. (Foto: Arquivo/Izaias Medeiros/CMCG)

A Câmara Municipal de Campo Grande aprovou na sessão desta quinta-feira (28) projeto de lei que autoriza a prefeitura a criar o Corredor Gastronômico, Turístico e Cultural do Bairro Mata do Jacinto. A matéria é de autoria dos vereadores Otávio Trad e Ademar Vieira Júnior, o Coringa, ambos do PSD.

O corredor será na Rua Olímpio Klafke. Os parlamentares justificaram que o objetivo é “o reconhecimento, o fortalecimento, a estruturação e a consolidação desse logradouro como um local confiável e  agradável para os moradores do próprio bairro e das adjacências frequentarem e, assim haverá uma transformação com o incentivo por parte do poder público ao comércio local e a valorização econômica da região, como temos, por exemplo, a criação do corredor gastronômico da Avenida Bom Pastor”.

Além disso, Otávio e Coringa sustentaram que a criação do espaço é um pedido da comunidade de quase 10 mil moradores. “Esta proposição é uma justa reivindicação dos moradores deste bairro, especialmente da AMJAC – Associação de Moradores do Conjunto Habitacional Mata do Jacinto, Sr. Lucas da Silva Umberto, Presidente e de todos os membros”, apontaram.

Mais um – No mês passado, os vereadores aprovaram a criação de outro corredor, este no Jardim Itamaracá, na Rua Padre Mussa Tuma. O projeto foi apresentado por Epaminondas Silva Neto, o Papy (Solidariedade).

Ele também justificou que a proposta atende pedido de moradores e visa criar um ambiente agradável a exemplo da Avenida Bom Pastor.

Em setembro de 2021, entrou em vigor a lei que criou o Corredor Gastronômico das Moreninhas, na Rua Barreiras. Mas na época, a prefeitura informou que tinha recursos apenas para a revitalização da Avenida Bom Pastor.

Já em fevereiro deste ano, foi publicado no Diário Oficial da União o edital de abertura de licitação para contratar empresa que vai elaborar os projetos executivos. A subsecretária de Gestão e Projetos Estratégicos, Catiana Sabadin, explicou que esses projetos são apenas complementares.

“O município fez o projeto arquitetônico, mas ainda não é obra, que ainda vamos licitar. Esses projetos complementares incluem drenagem, embutimento de rede. Vai ser muito parecido com a 14 [de Julho]. Lá [na Bom Pastor] vamos deixar os transformadores nas esquinas, porque não tem rede de alta tensão. Acreditamos que a obra comece em 2023”, destacou.

Haverá ainda recapeamento, calçamento, mobiliário e o plantio de árvores. “O projeto da obra gira em torno de R$ 24 milhões”, frisou Catiana. Além disso, o secretário municipal de Cultura e Turismo, Max Freitas, destacou que a via dará prioridade ao pedestre, assim como a 14 de Julho.

“Teremos recuos para estacionamentos, mas as vias paralelas serão mais para esse fim. Não teremos mais ônibus circulando ali nos períodos de maior movimento, só micro-ônibus. Será um espaço de lazer, com decks para que as pessoas frequentem mais”, disse.

Rua Olímpio Klafke, na Mata do Jacinto. (Foto: Reprodução/Google Street View)
Rua Olímpio Klafke, na Mata do Jacinto. (Foto: Reprodução/Google Street View)

Ordem do Dia – Foi aprovada ainda em primeira discussão proposta de Papy e Victor Rocha (PP) que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município o Campeonato Campo-Grandense de Jogos Eletrônicos. O objetivo da competição é integrar e formar novos atletas do eSports.

Mesmo sendo apenas jogos, a modalidade tem movimentado cada vez mais público e, principalmente, dinheiro. O Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL) pagou este ano aos vencedores R$ 400 mil em prêmios.

“A organização de campeonatos evoluiu, e transcende um patamar amador para os de eventos profissionais, onde participantes, treinados, dedicados e focados para o resultado da partida, competem entre equipes em grandes eventos. A legislação nacional e as regras que definem um esporte como prática profissional no Brasil nada falam sobre o esporte eletrônico, entretanto, o simples fato de não existir uma norma específica não impossibilita que o eSports se desenvolva e seja considerado um esporte, ou prática desportiva por todos os seus elementos que a identifiquem”, justificaram os vereadores.

Foram apreciados ainda dois vetos do Executivo Municipal. Foi derrubado o veto ao projeto de Papy, Ronilço Cruz de Oliveira, o Ronilço Guerreiro (Podemos), e William Maksoud (PTB) obriga a prefeitura a disponibilizar adesivos indicativos “Aqui mora uma pessoa autista”, com o objetivo de conscientizar sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista).

Os vereadores citaram que pessoas com TEA sofrem de problemas sensoriais, que são inquietações a sons muito altos.

“Muitas famílias, cuidadores e os próprios autistas, se sentem incapazes por medo de reclamarem que tais fatos não ocorram, e com esta LEI traz mais alívio às famílias, cuidadores e ao próprios autistas, pois podem contar com a ajuda da Guarda Civil Metropolitana para orientar os possíveis infratores, reeducando-os através da conscientização de um mundo mais igualitário, fraterno e de respeito mútuo”, escreveram.

Porém, o então prefeito Marquinhos Trad (PSD) apresentou pareceres da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), que sustentou a obrigatoriedade viola lei que trata do sigilo do diagnóstico; e da PGM (Procuradoria-Geral do Município), que apontou inconstitucionalidade por vício de iniciativa, ou seja, cabe apenas à prefeitura legislar sobre assuntos de interesse local.

Veto ao projeto, de Gilmar Neri de Souza, o Gilmar da Cruz (Republicanos), e Victor Rocha, puniria a prática de aumentos considerados abusivos de preços durante a situação de calamidade pública motivada pela pandemia de covid-19 foi mantido.

Parecer da PGM (Procuradoria-Geral do Município) citado pelo ex-chefe do Executivo apontou vício de iniciativa, ou seja, apenas o governo federal poderia “legislar sobre direito penal, bem como invade indubitavelmente a órbita de competência do chefe do Executivo local, ao dispor sobre organização administrativa, estando, portanto, eivado de inconstitucionalidade”.

“Em meio à pandemia, alguns produtos e serviços tiveram aumento absurdo sem justificativa, causando transtorno e crise para o consumidor, por este motivo o projeto de Lei tem intuito fiscalizatório, a fim de inibir as práticas abusivas praticadas contra o consumidor”, justificaram Cruz e Rocha.

Nos siga no Google Notícias