ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Política

Câmara aprova MP do ajuste fiscal relativa ao seguro-desemprego

Antonio Marques | 07/05/2015 22:20
Câmara concluiu a votação da MP 665/14, do ajuste fiscal (Foto: Zeca Ribeiro - Câmara dos Deputados)
Câmara concluiu a votação da MP 665/14, do ajuste fiscal (Foto: Zeca Ribeiro - Câmara dos Deputados)
Confira as alterações para o acesso ao seguro-desemprego (Infográfico: Câmara dos Deputados)
Confira as alterações para o acesso ao seguro-desemprego (Infográfico: Câmara dos Deputados)

O Plenário da Câmara dos Deputados concluiu nesta quinta-feira (7) a votação da Medida Provisória 665/14, que muda as regras de concessão do seguro-desemprego, do abono salarial e do seguro-defeso para o pescador profissional artesanal. A MP faz parte do pacote de ajuste fiscal do governo e será votada ainda pelo Senado.

O texto aprovado é o relatório da comissão mista, de autoria do senador Paulo Rocha (PT-PA). Nesta quinta-feira, foram rejeitados todos os destaques e emendas apresentados. A MP muda a quantidade de meses trabalhados antes da demissão que o trabalhador terá de comprovar para solicitar o seguro-desemprego.

Pelo texto aprovado, na primeira solicitação, o trabalhador precisará comprovar o recebimento de salários em, pelo menos, 12 meses nos 18 meses anteriores à data da dispensa. No segundo pedido, deverá comprovar o recebimento de 9 salários nos 12 meses anteriores. A partir da terceira solicitação, a regra continua igual à atual: comprovar o recebimento nos seis meses anteriores à demissão.

A versão original da MP previa 18 salários em 24 meses no primeiro pedido e 12 salários em 16 meses no segundo requerimento. Outra novidade em relação à regra atual é a proibição de usar esses mesmos períodos de salário recebido nos próximos pedidos, o que dificulta o recebimento do benefício em intervalos menores.

As novas regras para o seguro-desemprego valem a partir da publicação da futura lei. Entretanto, o texto não disciplina aqueles concedidos entre a vigência da MP (28 de fevereiro) e da futura lei. No infográfico é possível verificar as mudanças provocadas pela MP 665/14.

Com informações da Agência Câmara Notícias.

Nos siga no Google Notícias