ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Política

Câmara de Dourados está autorizada a realizar eleição para Mesa Diretora

Jorge Almoas | 01/02/2011 18:48

Juiz derrubou liminar que manteria Délia Razuk na presidência do Legislativo

Os vereadores de Dourados estão autorizados a realizar eleição para a Mesa Diretora da Câmara Municipal, depois que o juiz da 6ª Vara Cível de Dourados, José Domingues Filho, derrubou a liminar impedindo a escolha da mesa diretora da Casa de Leis do município da região sul do Estado.

José Domingues havia concedido liminar à prefeita interina de Dourados, Délia Razuk (PMDB), impedindo a realização de eleição para a Mesa Diretora da Câmara Municipal.

A peemedebista foi escolhida para presidir a Câmara em setembro de 2010, depois que todo o primeiro escalão da prefeitura de Dourados, além de nove dos 11 vereadores terem sido presos pela Operação Uragano, da Polícia Federal. O juiz Eduardo Machado Rocha atuou como interventor antes de Délia assumir a prefeitura.

O recurso de Délia Razuk era uma tentativa de manter-se na presidência da Câmara de Vereadores depois que deixasse a prefeitura, após o pleito extemporâneo do dia 6 de fevereiro.

A princípio, a eleição da Mesa Diretora do Legislativo douradense seria realizada em dezembro. Para Délia, o processo de escolha de seu nome para a presidência da Câmara foi uma antecipação à eleição da Mesa, e não uma prorrogação do mandato de Sidlei Alves, então presidente da Casa de Leis, que também foi preso pela Uragano.

Pela Lei Orgânica de Dourados, a vacância na Mesa Diretora deve ser preenchida em até cinco dias. Para o juiz José Domingues Filho, a eleição de Délia foi realizada para que a vereadora concluísse a gestão de Sidlei.

Pela sentença, a Lei Orgânica veta a reeleição para a Câmara em situações como essa, o que impede Délia de disputar a presidência da Mesa Diretora. Com Délia na prefeitura, o atual presidente da Câmara Municipal, vereador Dirceu Longhi (PT), deve tentar manter-se no cargo.

Com informações do Dourados News / O Estado MS

Nos siga no Google Notícias