A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

11/05/2015 15:22

Câmara debate redução de seis vagas de vereador na Capital

Antonio Marques e Lidiane Kober
O presidente da Câmara Mário Cesar (PMDB) e o vereador Airton Saraiva estão com a ideia de reduzir o número de vereadores na Capital (Foto: Arquivo)O presidente da Câmara Mário Cesar (PMDB) e o vereador Airton Saraiva estão com a ideia de reduzir o número de vereadores na Capital (Foto: Arquivo)

A Câmara Municipal de Campo Grande vai debater a possibilidade de reduzir o número de vereadores dos atuais 29 para 23 para as eleições de 2016. Segundo o vereador Airton Saraiva (DEM), trata-se de uma ideia que ele o presidente da Casa Mário Cesar (PMDB) estão discutindo.

Segundo Saraiva, para diminuir o número de parlamentares será preciso apresentar um projeto para alterar o artigo 20 da Lei Orgânica do município, que estabelece o número de 29 vereadores.

“Para isso vamos debater a ideia com os colegas na Casa. Estamos em um momento que somos cobrados para redução de gastos públicos. Por isso, temos que agir pensando no conjunto e não só no pessoal”, comentou, antes de participar da reunião da CPI das "Contas Públicas", na tarde de hoje (11).

De acordo com o artigo 29, da Emenda Constitucional 58, de setembro de 2009, os municípios com população acima de 750 mil habitantes e abaixo de 900 mil devem respeitar o limite máximo de 29 vereadores, o que ficou estabelecido na Lei Orgânica de Campo Grande.

Se a ideia for consenso entre os vereadores e o projeto chegar a ser apresentado no Plenário, serão necessários os votos de 20 vereadores para aprovação da mudança.

Saraiva ainda lembrou que a proposta vai de encontro com as discussões da Reforma Política, que já aprovou no Senado o voto distrital para vereadores. “Os partidos vão poder apresentar apenas um candidato e um suplente para cada distrito. Com isso, o número geral de candidatos deve cair”, explicou.

Assembleia recebe prestação de contas e fará limpeza de pauta antes do recesso
A última semana de trabalho do Poder Legislativo de Mato Grosso do Sul em 2017 será aberta com a audiência pública para prestação de contas do govern...
Assembleia vota prorrogação de adesão a fundo que regula incentivos fiscais
A prorrogação até 30 de dezembro do prazo para que empresas beneficiadas com incentivos fiscais concedidos pelo governo do Estado se inscrevam no Fad...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions