A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

06/03/2013 14:04

Câmara muda lei do silêncio para permitir shows na Expogrande

Zemil Rocha
Últimos shows da expogrande ocorreram em 2010 na Expogrande, como de Luana Santana (Foto: Arquivo)Últimos shows da expogrande ocorreram em 2010 na Expogrande, como de Luana Santana (Foto: Arquivo)

Com 22 votos a favor e nenhum contra, a Câmara Municipal de Campo Grande aprovou na manhã desta quarta-feira, em regime de urgência, o Projeto de Lei Complementar n° 342/13, de autoria do vereador Carlão (PSB), que vai permitir a realização de shows na Expogrande. O projeto altera dispositivo da Lei Complementar Municipal nº 08, de 28 de março de 1996, conhecida como “Lei do Silêncio”.

Como a aprovação ocorreu em regime de urgência, a matéria segue agora para sanção ou veto do prefeito Alcides Bernal. Na final de fevereiro, Bernal se comprometeu a sancionar a lei. Ao receber a diretoria da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), ele garantiu apoio para a realização da 75ª Expogrande, além de afirmar que este ano a feira terá shows.

A proposta aprovada hoje na Câmara, por unanimidade, inclui a Expogrande no rol de exceções à Lei do Silêncio, possibilitando a realização de shows no Parque de Exposições Laucídio Coelho durante a maior feira de agropecuária de Mato Grosso do Sul.

O projeto altera o artigo 6º da Lei do Silêncio, que, sendo sancionado pelo prefeito, passará a ter com a seguinte redação: “Art. 6º - Por ocasião do carnaval e nas comemorações do Aniversário da Cidade, Natal, Ano Novo, Expogrande, Show da Virada e Festa de Santo Antonio, são toleradas, excepcionalmente, aquelas manifestações tradicionais, normalmente proibidas por esta Lei”.

MPE de olho - O Ministério Público Estadual está vigilante quanto à possibilidade de a Acrissul voltar a realizar shows e rodeios na Expogrande. Desde 2011 se estabeleceu uma disputa judicial, com várias liminares proibindo esse tipo de evento no Parque de Exposições Laucídio Coelho.

Na edição da última segunda-feira do Diário Oficial do Ministério Público foi publicado informe sobre investigação da legalidade jurídico-ambiental do pedido de licença ambiental feito pela Acrissul, que tramita na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Semadur). O MPE também fez recomendação para que não sejam realizados shows nem rodeios na Expogrande, alertando para a possibilidade de punição em caso de desrespeito.

 



Vivemos numa democracia. Isto significa que a vontade da maioria deve prevalescer, sem contudo, trazer prejuizos para a minoria derrotada.

Não entro no cerne das questões que motivam a disputa judicial -- ainda que seja mesmo, como especulam, os empreendimentos imobiliários nas cercanias do Laucídio Coelho -- um fato é inegável: quando esses apartamentos estiverem prontos, todos esses cidadãos, que PAGAM IMPOSTOS como todos os demais moradores do Jockey Club e região, SERÃO PREJUDICADOS em troca dos INTERESSES ECONÔMICOS DE UMA MINORIA?

Isto é subverter a democracia. Senhores vereadores: será que vossos eleitores, os elegeram, para representar os interesses deles (povo) ou dos empresários e pecuaristas da Acrissul?

É só uma reflexão...
 
Teamajormar Almeida em 16/03/2013 15:06:59
Boa Tarde, eu sou a favor dos shows sim, Campo Grande é uma cidade que não tem muitos pontos turisticos, se você quer se divertir eu vai pro shopping ou casas noturnas,agora eu pergunto, se querem que Campo Grande se desenvolva,por que não querem a expogrande, que é uma festa que arrecada milhoes pra cidade? ,e hoje vocês reclamam do barulho, é culpa de vocês, aqui era tudo mato, vcs quiseram construir a casas de vocês aqui perto do parque por suas contas e agora reclamam do barulho,vcs tem que tomar vergonha na cara e apoiar essa festa,eu sou a favor da expogrande, mas se for bem feita a festa, que tenha condições para quem for assistir os shows, e que seja uma festa boa, agora se for uma festa de qualquer jeito, quem vai apoiar?
Campó Grande precisa de festa, chico maia, to com vocês.
 
Elson dos Santos Pereira em 07/03/2013 15:25:50
Para isso é rápido....agora uma solicitação para aumentar o numero de vagas em creches e escolas....em prédio públicos que estão abandonados...para isso é uma demora absurda, mas é claro quem tem interesse nos shows da expogrande são os grandes da cidade...mas as vagas em creches são para os poucos que trabalham e pagam o salário do Sr° Prefeito do Sr° Secretario de Educação, e do resto desse povo....vão trabalhar em coisas que realmente interessam, mas que com certeza daria bem menos AUDIÊNCIA!!!!
 
Erica Braga em 07/03/2013 12:47:35
Vale apena citar que a proibição do som no recinto da exposição foi para agradar o empreendimento multinacional ao lado.
 
João CarlosLeite em 07/03/2013 11:19:50
Parque de exposição AGROPECUARIA tem que ser no mato; na fazenda lá que é o lugar adequado. Esse Sr. Maia, ai, não me engana, bela-vistense; podem apostar que ele vai ser candidato a qualquer coisa ai e já ta querendo enrolar o povão com esses chowzinhos medíocres.. já tá querendo arrumar votos...
 
Ivo Lemes em 07/03/2013 10:53:18
Parabéns aos vereadores, os moradores agradecem... Os moradores ao lado do Parque Laucídio Coelho irão dormir tranquilamente apartir de hoje. A população agradece.
 
Victor Lima em 07/03/2013 10:51:32
Nossa camara municipal é digna de tirar o chapeu hein !!!!! votar em regime de urgencia para que volte shows na expogrande....quanta coisa ai na nossa cidade prcisando que seja votada com urgencia e nossos parlamentares perdendo tempo .....deve rir da nossa cara ....é lamentavel ter que ler uma materia desse nivel ....mostra o total comprometimento com o povo que precisa só de shows na expogrande para seguir suas vidas .....e ainda mais o cidadao que trabalha o dia todo terá novamente que perder suas noites por conta da bagunça daquele lugar .....o que vc pode dizer mais ....somente dar os parabens para essa turma .....bonito pra voces senhores vereadores....ficamos orgulhosos do nosso legislativo municipal....o circo está armado ha muito tempo . e os palhaços somos NÒS....
 
rogerio carvalho em 07/03/2013 10:48:46
Na verdade os eventos da EXPOGRANDE, só passaram a ser tachados de barulhentos e incomodos, a partir do momento que em frente a tal local, passou a ser construido um empreendimento de grande porte...
Até então a "população" do entorno não se queixava de tal "barulho"...
 
Alex Martins em 07/03/2013 10:43:20
Jogo de interesses é assim mesmo, vereadores com o bolso cheio, festa para o povão ficar feliz e continuar votando neles, porque brasileiro é assim trabalhar que é bom não gostam mas adoram uma festinha. Sou totalmente em contra a liberação de shows na expogrande. Campo Grande cresceu minha gente, ali há 20 ou 30 anos atrás não era nada mas hoje existem muitas famílias que moram ali, agora imagina você com um bebê recém nascido morando em um daqueles apartamentos que estão sendo construidos ali em frente da expogrande serão de 2 a 3 semanas sem dormir. Isso é uma irresponsabilidade desses vereadores fanfarrões de Campo Grande. Os interessados pela expogrande tiveram mais de 30 anos para planejarem e construir em um novo local afastado proprio para o evento.
 
Ricardo Alves em 07/03/2013 10:19:15
Contrariando o comentário do Sr. André Lima, os eventos da ACRISUL, são particulares e só paga quem entra, nas "MANIFESTAÇÕES POPULARES", todos nós pagamos, através dos nossos impostos, mesmo que não estejamos presentes, isso sim é uma sacanagem, prefiro pagar se eu quiser ir. Moro no Jockey Clube a muitos anos e não tenho nenhum problema com os eventos, acho ótimo que tenha, pois lá meu filho e seus amigos quando vão, pagam e tem segurança, melhor que nas avenidas sem nenhuma proteção, nem mesmo da polícia.
 
Wilson Galeano em 07/03/2013 10:05:13
Concordo com a realização de shows no Parque Laucidio Coelho, por ser um local de facil acesso para todos os bairros,
Por não acontecerem shows todos os dias,
Por questões do local ser historico,(ha 30 anos que acontecem eventos),
Deve sim acontecer eventos na exposição com shows. A questão que deve acertada e com relação ao horario de inicio termino dos shows e eventos.
Na minha opinião deve acabar mais cedo, assim contemplaria a todos, moradores e visitantes.
Parabens vereadores pela aprovação.
 
Rudney Pedroso em 07/03/2013 10:04:44
MORO NA SAIDA PARA SÃO PAULO,PERTO DO AEROPORTO TERUEL,LA NÃO TEM AGUA POTAVEL, NÃO TEM ONIBUS, E OS VERISDORES ESTÃO BRIGANDO POR SHOU,BARABENS
 
JOSE ALVES DA SILVA em 07/03/2013 10:03:27
Confio no Ministério Público. No prefeito, estou analizando. Nos vereadores, não.
 
sebastião dos reis em 07/03/2013 09:40:32
Sábias palavras Floriano Rochsild. Desde quando show traz cultura para alguém?!! Cultura pra mim é estudar, ter um bom emprego, poder conhecer outros países, falar outras línguas estrangeiras, dar uma ótima qualidade de vida pro seus filhos e família... Aff! É por isso que o país tá do jeito que tá...
 
Dannichelli Ribeiro Leite em 07/03/2013 09:36:34
Unanimidade dos Vereadores! Ah tá! Então o meu Vereador que era totalmente contra, agora entrou na panela. Trocou de lado! Ah seu peste, você está igual aquele Ministro da economia que disse: O QUE É BOM A GENTE FATURA, O QUE É RUIM A GENTE ESCONDE". Vou esconder meu voto de você na próxima eleição.
 
Valter Oliveira em 07/03/2013 09:19:05
Além do silêncio a lei exige outras providências que os senhores donos do Estado não se preocupam em cumprir. E se acontecer alguma tragédia como a de Santa Maria/RS, quem será responsabilizado?
Chorar depois não adianta.
 
ricardo rodrigues em 07/03/2013 09:08:59
A Acrissul é PARTICULAR, cobra ingressos. As festas populares previstas na Lei não são particulares, são manifestações populares, públicas. Assim TODAS as Casas de Show e Bares com música DEVEM ser incluídas. Vereadores, por unanimidade???? E pensar que votei achando que meu candidato(a) fosse sério(a). espero que publiquem este comentário e que o MPE o leia.
 
André Lima em 07/03/2013 09:00:11
Moro há 26 anos no entorno do Parque de Exposições, A Expogrande existe ha muito tempo , tempo esses que nas imediações do parque não haviam quase residencias, logo quem mudou para ali ou construiu sua casa perto já tinha em mente que teria que conviver com os eventos realizados no parque! Se não gosta ou quer sossego, construisse sua casa em outro lugar!!! Daqui a pouco quem mora em torno de estadios de futebol tambem vao querer proibir jogos ou eventos pois "causam barulho"!!!!! Agora querer acabar com um evento de grande porte, que tras beneficios para todo o estado, gera empregos e coloca campo grande nos cenario dos grandes eventos nacionais, só pode ser idéia de gente que tem a cabeça pequena!!!! Os incomodados que se mudem mesmo!!!!
 
George Serra em 07/03/2013 08:56:34
Como disse o Antonio Oliveira, a Acrissul já esta lá a mais de 30 anos, portanto a área deveria ser preservada para este evento, e não permitido a construção de residências nas proximidades. As pessoas que foram morar lá depois já deveriam estar cientes que o local teria esses shows.
 
Angela Mangini em 07/03/2013 08:44:18
quer silencio vai morar na fazenda "" Vlw bernal..
 
Henrique marques da silva em 07/03/2013 08:01:24
...AFF O POVINHO CHATO,DESDE Q EU SOU CRIANÇA NUNCA DEIXOU DE TER SHOWS NA EXPOGRANDE,AGORA POR CAUSA DE UNS MORADORES "CHATOS"AQUI NUNCA TEM NADA NESSA CIDADE,EXPOGRANDE É SEMPRE UMA FESTA MUITO BOA,E QUEM ANDA RECLAMANDO SABE Q QDO COMPROU CASA,OU APTO ALI NAQUELA REGIAO JA SABIA DOS SHOWS Q ALI ACONTECIA!!!! PRONTO FALEI OS INCOMODADOS Q SE MUDEM
 
ELAINE CRISTINA em 07/03/2013 08:00:22
Muito bem até que enfim uma boa noticia...
tomara que o Bernal não vete isso tambem pois alem de gerar lucro não vai matar a população que mora perto com um dia de show, isso foi um absurdo...
 
vanessa benites em 07/03/2013 07:40:49
Sabemos que a expogrande é um evento tradicional em CG, nada contra a realização dos shows, o problema é o horário que começam, porque não iniciá-los mais cedo, atendendo as pessoas que querem assistí-los e atendendo aos moradores da região que podem dormir mais cedo durante a realização da Expogrande, porque no dia seguinte têm que trabalhar ou estudar. No Parque das Nações os shows são realizados cedo. Estabeleçam horário para começar, por exemplo às 20h e até às 23h já encerrou.
 
Rosangela Siqueira em 07/03/2013 07:40:42
Patético. Privilegiando sempre essa cultura bovina, onde esses pecuaristas se acham acima da lei. Que enganação é essa de que isso faz parte da nossa cultura? Desde quando show aumenta cultura e lazer? Gente, tem de investir em esporte e tirar essa gurizada do álcool e das drogas que são facilitadas e usadas nesses ambientes de farra da EXPOGRANDE. Vamos dar é dinheiro para esses já milionários pecuaristas. Nós mortais temos de fazer silêncio, agora eles podem fazer show em exceção? É uma pouca vergonha!!!!
 
floriano rochsildt em 07/03/2013 03:28:29
ok. agora me digam onde estacionar..... votação ao meu ver totalmente errada... cade o respeito com os moradores da região... digo isso e nem sou moradora do bairro... concordo com a realização da expogrande.... com shows rodeios tudo feito tradicionalmente em lugar que suporte o público campograndense..
 
tatiane scuteri santana da silva em 07/03/2013 00:20:21
quando o parque de exposição começou as atividades, era isolado, o barulho não afetava ninguem, mas a população que que reclama hoje que é a culpada, quem mandou ir morar ai, mudem para outro local e campo grande vai ter um local amplo e seguro para shows
 
claudio marcio em 06/03/2013 23:13:44
Impressionante, no brasil os que tem dinheiro sempre vence, a lei não é para todos?
Vejam as Igrejas, tem seus alvarás cassado pela prefeitura ou não conseguem
tirar os alvarás se não TIVEREM BOA ACúSTICA e HORÁRIO.
Torno a lembrar ¨ A LEI NÃO É PARA TODOS ¨ !!!
 
Sérgio J. Soares em 06/03/2013 22:50:47
Olha a politica pão circo aí de volta, pra encobrir escândalos eles rapidamente dão diversão ao povo, enquanto o povo não tomar consciência do poder que temos nas mãos e retomar os valores morais e éticos o Brasil continuará a caminhar dessa forma onde os políticos dominam e o povo. Acorda Mato Grosso do Sul!!!
 
Renan Cesar em 06/03/2013 21:57:34
gostaria muito de saber se naquelas imediações tem algum juiz ou desembargador morando. se tiver, com certeza não vai admitir que se faça a baderna que acontece no local. O local tá enterrado prá festas. Já foi bom. Hoje está em local totalmente inadequado, com muitos prédios e casas particulares. Não é possível que o sr. Alcides Bernal não veja e saiba disso. Anotem bem o nome dos vereadores que fizeram isso para as próximas eleições.
 
josé antonio da silva em 06/03/2013 21:47:54
deixem a coisa acontecer e após a festa ingressem com ação de indenização contra a Acrissul, por perturbação do sossego, barulho, e muitos outros. Tá prá tirar um dinheiro deles.
 
maria dos santos pereira em 06/03/2013 21:40:00
porque esse pessoal da Acrisul não saiu daí ainda. Faz mais de 30 anos que estão quando tudo era matagal. Agora tem imóveis, crianças, velhos, gente que trabalha a noite, gente que trabalha de dia, então, não justifica mais que o Parque permaneça neste local. Tá faltando inteligência pro pessoal do boi que tem dinheiro sobrando, trocar a área por outra em local mais distante que não perturbe as pessoas. Tá certo o promotor em não admitir barulho por mais de um semana sem parar, gente urinando nos terrenos e casas, gritaria, sujeira, motos fazendo barulho, brigas, confusões, cheiro de lanche, pipoca, etc., enfim, tudo isso tem que ter lugar certo. Acrisul se manca e cai fora daí.
 
antonio oliveira em 06/03/2013 21:38:03
Expogrande sem shows? não tem graça. a população merece se divertir.
 
Bruna Ximenes em 06/03/2013 21:31:00
O problema é que nos dias de hoje, festa é sinônimo de BADERNA. É raro alguem que consiga fazer um churrasco no fundo do quintal de casa sem ouvir um 'som' que incomode o quarteirão inteiro, em qualquer horário.
 
Lucio Santander em 06/03/2013 20:00:34
terra sem lei!!!!é assim mesmo.
 
wagner natal em 06/03/2013 19:42:25
Quando se trata de leis para benificiar -los é rápido,pode mudar lei ,pode tudo, quando é para se tratar do povão,muda a lei ,bandido tem que ficar na cadeia,tem que ter pena de morte...sem regalias...
 
Luiza Caetano em 06/03/2013 19:42:23
Kaio Hanns, faz o seguinte, muda vc então para perto da exposição, já que vc gosta de barulho, de bagunça. Garanto que vc deve gostar de uma boa bagunça, mas na hora de descansar vc quer silêncio na sua casa.
 
rafael santos em 06/03/2013 18:57:25
os trabalhadores jokei clube pagarao com noites sem descanso, para que os latifundiarios facam sua farra.
 
josimar nogueira coelho em 06/03/2013 18:56:31
Espero que haja algo que o MPE possa fazer por nós, moradores da regiao, pois o problema NUNCA FOI A EXPOGRANDE, o problemas são os SHOWS com volume altíssimo que desrrespeitam todaa população da regiao. Já houve noites em que fui tive que ir para um hotel com minha filha recém nascida. São 15 dias infernais, fora os outros shows no decorrer do ano.
 
Justiniano de Souza Ramos em 06/03/2013 18:39:22
Até que enfim, e VIVA!!!! de volta um tradicional espaço cultural de CG, e os incomodados que se mudem.
 
Kaio Hanns em 06/03/2013 15:08:55
Nossa !
Isso que é uma câmara atuante,me enche de orgulho. Com tanta coisa importante pra resolver eles votam com "URGÊNCIA" a mudança da lei pra permitir shows na Expogrande,trazendo inumeros benificios pra população de Campo Grande. Agora postos de saúde com falta de medicos,sem funcionários pra realizar a limpeza dos postos,os professores tendo seus salarios ameaçados pelo Prefeito,ruas esburacadas e demais problemas,ai os Vereadores fazem o quê? R: NADA.
 
EDGAR JUNIOR em 06/03/2013 15:07:56
Sou super a favor da liberação!!!
O povo de Campo Grande precisa de um lugar para realizar eventos... E a Expogrande é um dos períodos mais conhecidos e esperados pelo nosso Estado...
É muito complicado esse tipo de decisão e eu acredito que deveria ser levado em consideração a opinião da população... Até mesmo com o uso de plebiscito se preciso fosse para que expressássemos o nosso desejo ou não de termos esses shows em nossa cidade!!!
Valeu!!! Fiquei feliz com a noticia e espero que realmente seja sancionada!
 
Luisa Lima em 06/03/2013 15:05:00
BEM QUE FALAM O DINHEIRO COMPRA TUDO, ATÉ LEI, COM APROVAÇÃO EM REGIME DE URGENCIA, É ISSO AI.
 
LUIS TOCANTINS em 06/03/2013 14:49:22
eeeita jeitinho brasileiro hein...nao muda nunca