ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

Câmara Municipal aprova 17 projetos na última sessão do ano

Propostas aprovadas foram na área de saúde, educação, segurança e ajuste fiscal

Leonardo Rocha | 22/12/2020 13:15
Presidente da Câmara, João Rocha, durante votação de projetos (Foto: Reprodução - Facebook)
Presidente da Câmara, João Rocha, durante votação de projetos (Foto: Reprodução - Facebook)

Os vereadores aprovaram 17 projetos na última sessão do ano, na Câmara Municipal de Campo Grande. Foram propostas voltadas para saúde, educação, segurança e mudança na tributação de impostos na Capital.

A sessão foi marcada por despedidas dos vereadores que não foram reeleitos e vão começar outra atividade profissional em 2021. Também se destacou o discurso do presidente da Casa, o vereador João Rocha (PSDB), que anunciou sua saída da disputa pelo comando da Câmara, o que abre espaço para vitória de Carlão (PSB).

Entre os projetos aprovados estava a mudança da tributação do ISS (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) sobre bancos e cartões de crédito, que agora os valores arrecadados nestas operações serão partilhados entre a cidade de origem (sede do banco) e onde se gastou os recursos (destino). Esta alteração vai aumentar a arrecadação da cidade a partir de 2021.

Outro projeto tratou do plano de cargos e carreiras dos profissionais de saúde, apontando qual o quadro de funcionários para cada especialidade, assim quantos foram contratos ao longo do ano. Ainda no setor, foi aprovada a divulgação dos contratos que a prefeitura fez durante a pandemia do coronavírus.

Também foi aprovado as regras para o repasse de medicamentos homeopáticos em centros de especialidades médicas da Capital, para repasse à população. No pacote ainda consta o reconhecimento da pessoa com “visão monocular” para inclusão em políticas públicas municipais.

Transporte escolar – Os vereadores revogaram a Lei da Primeira Infância, a pedido do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente, assim como aprovaram a ampliação do uso de veículos do transporte escolar, que seria de 15 anos para até oito passageiros e 20 anos até 20 passageiros, como kombis e vans.

Teve aval a cassação de alvará de funcionamento de estabelecimentos que forem flagrados comercializando, adquirindo, transportando ou revendendo produtos de furtos e roubos e a instalação de dispositivos hidráulicos, para eliminar ar de tubulações condutoras de água na Capital.

Fogos – Aprovado o programa “Valorização da Vida” nas escolas municipais, e mudança na lei para restringir ainda mais a queima de fogos perto de porta, janela ou terrações das edificações, assim como manter distância de 500 metros de hospitais, casas de saúde, asilos, entre outros estabelecimentos.

Nos siga no Google Notícias