ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Candidata ao Senado ganha direito de resposta no Facebook de adversário

Juiz concede direito de resposta a candidata ao Senado no Facebook

Leonardo Rocha | 27/08/2014 17:28
Justiça concede direito de resposta a Simone Tebet na página de Antônio João no Facebook (Foto: Rachid Waqued/Governo MS)
Justiça concede direito de resposta a Simone Tebet na página de Antônio João no Facebook (Foto: Rachid Waqued/Governo MS)
Antônio João alegou a justiça que apenas compartilhou mensagem sobre "ficha suja" com o nome da Simone (Foto:Arquivo)
Antônio João alegou a justiça que apenas compartilhou mensagem sobre "ficha suja" com o nome da Simone (Foto:Arquivo)

O juiz eleitoral Emerson Cafure concedeu direito de resposta para candidata ao Senado, Simone Tebet (PMDB), por um período de 72 horas a ser veiculada no Facebook, no perfil do candidato Antônio João Hugo Rodrigues (PSD). Ele foi punido porque postou uma mensagem em que acusava a adversária política de ser "ficha suja".

De acordo com a decisão do juiz, a candidatura de Simone foi deferida, sem impugnação neste pleito eleitoral, diferente do que foi publicado em rede social. Ele diz que esta mensagem não foi adequada para o equilíbrio do processo eleitoral, que atingiu a honra da candidata. "Extrapola o senso crítico aceitável, transbordando o direito constitucional de livre manifestação de pensamento".

A decisão ressalta que houve nitidamente um "conotação eleitoral clara", pois a matéria se relaciona a candidatura de Simone Tebet. "A divulgação de pensamento na internet é livre, não se permitindo que atinja a qualquer direito subjetivo sob pena de ofender o próprio sistema democrático".

O magistrado se refere a publicação como um "direito de manifestação fora do exercício dos limites legais". Lembrando que a expressão "ficha suja" foi colocada de forma destacada, sobre o rosto da candidata peemedebista.

Simone conseguiu uma liminar para retirada do conteúdo duas horas depois da publicação, no dia 5 de agosto, pela mensagem "inverídica" e ofensiva a sua honra e imagem, que dizia "Não escapa mais ninguém?", sob sua fotografia, em seguida, a expressão 'Ficha Suja", questionando ação de empreiteira que ganhou 151 contratos com Simone Tebet e a atual prefeita de Três Lagoas, Márcia Moura.

Já o candidato Antônio João afirmou à Justiça Eleitoral que cumpriu prontamente a decisão liminar e argumentou que apenas compartilhou um conteúdo originalmente criado por usuário diverso, denominado por Fabrício Coene Coene.

Sobre esta alegação, o juiz Emerson Cafure ressaltou que quando se "compartilha" um conteúdo se propaga a informação, tendo em vista ainda que o perfil "Fabrício Coene Coene", já é alvo de investigação da Justiça Eleitoral, justamente por postagens ofensivas a honra de candidatos.

O direito de resposta precisa ser veiculado em até 48 horas após a entrega da mídia com o texto pela representada e permanecer no perfil de Antônio João por até 72 horas, sem restrição para visualização, sob multa diária de R$ 15 mil reais.

O Campo Grande News tentou entrar em contato com o candidato ao Senado, Antônio João, mas as ligações não foram atendidas.

Nos siga no Google Notícias