ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Política

Candidatos abrem nesta terça horário eleitoral, à caça dos indecisos

Fabiano Arruda | 20/08/2012 18:15
Reinaldo Azambuja grava programa eleitoral. (Foto: Divulgação)
Reinaldo Azambuja grava programa eleitoral. (Foto: Divulgação)

Começa nesta terça-feira o horário eleitoral gratuito no rádio e televisão, visto como última cartada pelos candidatos para mudar algo na disputa. A propaganda começa hoje com o horário dedicado aos que buscam uma vaga de vereador e amanhã com os candidatos a prefeito.

Quem está atrás nas pesquisas divulgadas em Campo Grande até agora apostam no mecanismo para deslanchar. E começa a briga pela apresentação das melhores propostas. É a chance de atrair os eleitores, principalmente, os indecisos.

O prefeito Nelsinho Trad (PMDB) afirma que o programa do candidato do seu partido, Edson Giroto, que tem o maior tempo, vai priorizar o debate sobre as principais questões da cidade.

“Cada área terá um tema. Um programa vai falar sobre saúde, outro assistência social”, comenta, explicando que ele e o governador André Puccinelli (PMDB) se dedicaram a gravar os primeiros programas.

“Depois é o candidato que tem que mostrar suas propostas”, completou. Nelsinho garante que a campanha peemedebista no rádio e tevê vai priorizar personalidades regionais.

Edison Giroto, que tem o maior tempo, durante gravação para tv.
Edison Giroto, que tem o maior tempo, durante gravação para tv.

O candidato Vander Loubet, com o segundo maior tempo, considera o horário eleitoral gratuito o maior palanque eletrônico dos candidatos. “Estou otimista. Montamos bons programas baseados em ideias força, priorizando o cidadão”.

O petista conta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já gravou participação em seu programa eleitoral, que também vai contar com ministros do PT, como Geisi Hoffman, da Casa Civil, e Paulo Bernardo, das Comunicações.

Reinaldo Azambuja (PSDB) acredita que irá crescer nas pesquisas eleitorais após a exposição de propostas na tevê. “O potencial de crescimento da nossa candidatura é muito grande”, destacou.

A prioridade da campanha tucana será o debate e confronto programático. “Não faremos campanha contra quem quer que seja”. A história do deputado federal e propostas, que vão enaltecer questões como ética e participação da população, serão discutidas de forma incisiva.

Além disso, o programa do PSDB vai tocar em pontos extraídos durante a pesquisa que o partido realizou, chamada “Pensando Campo Grande”, que visitou 62 mil casas e ouviu 120 mil pessoas, apontando itens como saúde, segurança, transporte e educação, como maiores necessidades.

Candidato do PP, Alcides Bernal, terá três minutos. (Foto: Divulgação)
Candidato do PP, Alcides Bernal, terá três minutos. (Foto: Divulgação)

Alcides Bernal, do PP, definiu que sua estratégia de comunicação com o eleitor será simples e objetiva, mas fez críticas ao candidato do PMDB. “Vejo que a movimentação financeira privilegiou o candidato da situação com o tamanho do tempo, porém, seremos muito eficientes e vamos priorizar a população”.

Marcelo Bluma, do PV, afirma ter um tempo pequeno para propaganda, mas acredita ser “possível passar a mensagem”. “É possível passar o recado de renovação, de sustentabilidade, que é a base do programa do Partido Verde”.

O vereador ainda aguarda a participação de Fernando Gabeira, um dos principais lideranças do partido no País, durante a campanha no mês que vem.

Tempos - O horário eleitoral gratuito começa amanhã com os candidatos a vereador. Os concorrentes à prefeito ocupam o tempo nas segundas, quartas e sextas, de meia hora, das 12h às 12h30 e das 19h30 às 20h, na televisão.

No rádio, os dias estabelecidos para propaganda são os mesmos utilizados para TV, das 6h às 6h30 e das 11h às 11h30.

A coligação “Mais Trabalho por Campo Grande”, de Giroto, tem direito a 13,26,18 minutos. O PT ficou com 4,49,22; a coligação “Novo Tempo”, do PSDB, com 3,53,08; O PSTU com 1,25,71; PSOL com 1,32,73; PV com 1,51,44 e PP tem direito a 3,01,62.

Nos siga no Google Notícias