A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

17/04/2013 19:54

Cidades do MS terão verba federal para cobrir prejuízos com chuvas

Nyelder Rodrigues
Parlamentares e prefeitos do Estado se encontraram em Brasília (Foto: Divulgação)Parlamentares e prefeitos do Estado se encontraram em Brasília (Foto: Divulgação)

Foi anunciada nesta quarta-feira (17) a liberação da verba federal para cobrir os prejuízos, estimados entre R$ 11 milhões e R$ 15 milhões, causados pelos temporais do início do mês nos municípios do Mato Grosso do Sul.

A ajuda do Governo Federal foi confirmada em reunião entre o secretário Nacional de Defesa Civil, coronel Humberto Azevedo Viana Filho, e a bancada sul-mato-grossense coordenada pelo senador Waldemir Moka (PMDB) em Brasília.

A liberação do dinheiro deve começar a ser feita nos próximos três dias, e segue a tendência de ajuda feita pelo Governo Federal aos locais atingidos por catástrofes naturais no Brasil.

Os prefeitos também participaram da reunião, e ressaltaram os problemas enfrentados nos municípios. Para receber os recursos, as prefeituras precisam ter acesso a um cartão da Defesa Civil, que será concedido somente àquelas que apresentarem a documentação exigida.

A triagem da documentação a ser entregue pelas prefeituras à Defesa Civil em Brasília será feita pelo gabinete do senador Moka. Os municípios em situação de emergência no Estado são Anastácio, Aquidauana, Batayporã, Bela Vista, Bonito, Caracol, Cassilândia, Chapadão do Sul, Deodápolis, Miranda, Naviraí, Nioaque e Porto Murtinho.

Um dos participantes da reunião, o deputado federal Akira Otsubo (PMDB), acredita que a reunião demonstrou que o peso político fez e faz a diferença em situações como esta, e que cada parlamentar ali contribuiu para dar respaldos aos prefeitos.

Já Moka avaliou a reunião como produtiva, pois mostrou o quão grave foram os estragos das chuvas no Mato Grosso do Sul à Defesa Civil nacional. “Vamos dar todo apoio aos prefeitos em Brasília”, afirmou.

Quanto ao valor a ser destinado aos municípios, o secretário da Defesa Civil indicou que caso o valor destinado não seja suficiente para cobrir os prejuízos, as prefeituras que necessitem devem fazer a prestação de contas dos recursos para pedir mais verbas.

Presidente Michel Temer deve ter alta na manhã desta sexta-feira
O presidente Michel Temer deverá ter alta hospitalar na manhã desta sexta-feira (15), informou o médico Roberto Kalil Filho, que coordena os cuidados...
Interrogatório de Lula na Operação Zelotes é marcado para fevereiro de 2018
A Justiça Federal em Brasília marcou para o dia 20 de fevereiro de 2018 os interrogatórios do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de seu filho ...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions