ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Política

Com 63 emendas, LDO cobra de novo plano de cargos e carreiras na Capital

Texto norteia a construção do orçamento que será executado em 2019

Kleber Clajus | 10/07/2018 10:48
Vereadores votam hoje texto da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) (Foto: Kleber Clajus)
Vereadores votam hoje texto da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) (Foto: Kleber Clajus)

Plano de cargos e carreiras, incentivo a startups e ampliação de conselhos tutelares. Estes são alguns dos pontos inseridos no projeto da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) pautado para votação, nesta terça-feira (10), pela Câmara Municipal de Campo Grande.

O relator da LDO, Eduardo Romero (Rede) pontuou que 97 emendas foram apresentadas por vereadores e comissões da Casa de Leis, desde o envio do texto original pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD) em abril. Destas, 63 estão consideradas aptas à incorporação. 

Balanço, assim, resultou em alterações nas áreas sociocultural (21), infraestrutura urbana, rural e meio ambiente (13), político-institucional (12), saúde (8), educação e informação (5), além de desenvolvimento econômico (4). "Houve menos preocupação com números e mais com a efetividade de serem executadas", ressaltou Romero.

Dentre as sugestões estão contemplados reforço a criação do plano de cargos e carreiras do funcionalismo municipal ou mesmo programa de capacitação dos servidores, ampliação dos conselhos tutelares, incentivo a startups, industrialização, bem como a empregabilidade de jovens, mulheres e idosos no mercado de trabalho. Já projetos de reajuste salarial tiveram prevista normativa de que sempre sejam acompanhados de estudo de impacto financeiro.

A LDO diz respeito ao planejamento financeiro do que poderá ser realizado no ano seguinte, precedendo outra lei que estabelece o efetivo orçamento anual com projeção de crescimento de 5%. No caso do segundo, seu envio para votação deve ocorrer até setembro.

Nos siga no Google Notícias