ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Política

Com 92% de aprovação e 16º salário, prefeito bate os próprios recordes

Paulo Nonato de Souza | 22/12/2016 12:55
Prefeito de Costa Rica, Waldeli dos Santos Rosa (PR), fecha o ano de 2016 como campeão em popularidade (Foto: Arquivo)
Prefeito de Costa Rica, Waldeli dos Santos Rosa (PR), fecha o ano de 2016 como campeão em popularidade (Foto: Arquivo)

Com 92,80% de aprovação, o prefeito de Costa Rica, Waldeli dos Santos Rosa (PR), está fechando o ano de 2016 como o mais bem avaliado entre os 79 prefeitos de Mato Grosso do Sul, segundo pesquisa do Ipems (Instituto de Pesquisas de Mato Grosso do Sul). Conquistou, de longe, uma avaliação surpreendente em comparação aos colegas pelo Estado.

“Acabo de bater o meu próprio recorde”, disse o prefeito Waldeli dos Santos Rosa em entrevista esta manhã ao Campo Grande News, por telefone, referindo-se ao fato de ter terminado outro mandato – 2005/2008 – com 92% de aprovação. 

Somando moradores que consideraram regular/aprova e ótimo/bom, conforme a pesquisa do Ipems divulgada hoje, o índice de aprovação de Waldeli sobe ainda mais, para 96,80%, contra 3,20% de ruim/péssimo e regular/desaprova.

Tudo isso, fora o fato de que nas eleições de outubro deste ano, Waldeli ser reeleito com 76.57% (10.426 votos), contra 23.43% (3.190 votos) da candidata adversária, a Professora Evair (PSDB), e foi o candidato a prefeito mais bem votado de Mato Grosso do Sul, seguido por José Izauri de Macedo (DEM), que teve 76,16% dos votos em Naviraí.

Segundo Waldeli, o segredo é administrar a cidade como se fosse uma empresa, gastar só o que arrecada e dividir o pouco igualitariamente de maneira que toda a população se sinta participante do governo municipal.

“Isso é reflexo de um trabalho sério, feito ao longo de três mandatos, e este ano tive a oportunidade do quarto mandato, o que representa responsabilidade ainda maior para continuar perseguindo esses altos índices de aprovação, ou seja, com um trabalho cada vez melhor para toda a cidade de maneira igual”, comemorou Waldeli.

Oriundo da iniciativa privada, Waldeli dos Santos Rosa leva tão a sério o modelo de administração empresarial que implantou na Prefeitura de Costa Rica que até se refere aos servidores públicos apenas como funcionários.

“O que faz o prefeito ser bem avaliado é o bom trabalho de uma boa equipe, e aqui em Costa Rica tive a felicidade de contar com a compreensão e o comprometimento dos funcionários e da população quanto ao modelo de administração de empresa privada na gestão pública, onde o direito de um é o direito de todos”, comentou.

Diante da crise financeira que compromete o pagamento do 13º Brasil afora, o prefeito é outra boa exceção em Mato Grosso do Sul. Consegue cumprir regras do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), com pagamento de 3 abonos aos professores que estão em sala de aula, o que equivale a 14°, 15° e 16º salários.

Para o economista Lauredi Borges Sandim, diretor do Ipems, nenhum outro prefeito atingiu índice tão elevado de aprovação na história de Mato Grosso do Sul.

“Já tivemos prefeitos muito bem avaliados, mas o caso do Waldeli é fantastico”, comentou Lauredi com a experiência de quem trabalha há 25 anos em pesquisa na área da administração pública.

Segundo ele, o prefeito de Costa Rica tem o mérito de ser um excepcional gestor, daqueles que sabem falar não na hora certa.

“Administrar é eleger prioridades e o Waldeli faz isso muito bem. Setores como a saúde e a educação funcionam em Costa Rica, além da cidade ter 100% de asfalto. Tudo isso soma e faz ele alcançar essa aprovação extraordinária””, disse o diretor do Ipems.

Como projeção para as eleições de 2018, Sandim avalia que Waldeli dos Sanos Rosa está credenciado a alçar voos bem mais altos.

“Sem dúvida esses altos índices de aprovação e popularidade fazem dele um nome forte para ser um deputado estadual, deputado federal, senador ou vice-governador. Ele tem o perfil do executivo, a população deseja isso. Portanto, ele pode disputar qualquer cargo”, acredita.

Nos siga no Google Notícias