ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 22º

Política

Com aval de Reinaldo, deputados derrubam primeiro veto do ano

Agora, hospitais públicos e privados serão obrigados a ter um dentista compondo a equipe das UTEIs

Guilherme Henri e Leonardo Rocha | 14/03/2018 13:00
presidente da Comissão de Odontologia Hospitalar do CRO, Mario Eduardo Baldo (Foto: Leonardo Rocha)
presidente da Comissão de Odontologia Hospitalar do CRO, Mario Eduardo Baldo (Foto: Leonardo Rocha)

Com aval do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), os deputados estaduais derrubaram nesta quarta-feira (14) o veto do projeto de lei que obriga hospitais públicos e privados a ter um dentista integrando a equipe das UTIs (Unidades de Terapias Intensivas). Este é o primeiro veto derrubado pelos parlamentares neste ano.

No total foram 18 votos para derrubar o veto do governador. No entanto, o líder do PSDB, o deputado estadual Beto Pereira (PSDB), explicou que os parlamentares já haviam se reunido para tomar a decisão.

Após a lei ser promulgada pela assembleia, os hospitais públicos e privados serão obrigados a ter um dentista compondo a equipe das UTIs. O projeto foi proposto pelo deputado estadual Lídio Lopes (PEN), com a justificativa de evitar que pacientes tenham infecções que começam pela boca.

A justificativa do veto pelo governador foi de que a lei iria onerar as unidades de saúde. E também que o projeto não era uma prerrogativa do legislativo. Contudo, o chefe do executivo estadual foi sensibilizado pela deputada da base aliada Mara Caseiro (PSDB), que também é dentista.

Segundo Beto Pereira, a tucana pediu vistas do veto e conversou com o governador juntamente com o secretário de saúde do Estado Carlos Coimbra. Sensibilizado, Reinaldo deu aval para que o veto fosse derrubado.

O deputado estadual José Carlos Barbosa (PSB) afirma que já existem pesquisas que mostram a importância de um dentista nas UTIs. Opinião que foi compartilhada pelo deputado Paulo Siuffi (MDB). Conforme o parlamentar, o governo vai economizar dinheiro com o paciente ao evitar que ele tenha infecções pela boca no hospital.

Quem comprova as afirmações é o presidente da Comissão de Odontologia Hospitalar do CRO (Conselho Regional de Odontologia) Mario Eduardo Baldo. O dentista explica que esta lei já existe em vários estados do país. Em São Paulo, por exemplo, a lei vigora há pelo menos 10 anos.

“Pesquisas mostram que o estado chega a economizar até R$ 40 mil por paciente que não é infectado pela boca quando se tem um dentista compondo a equipe das UTEIs”, reforça.

Ainda de acordo com ele, em Campo Grande a Santa Casa e o hospital São Julião já dispõem destes profissionais. “Agora os demais precisarão se adequar”, completa.

Nos siga no Google Notícias